Taíssa Queiroz
Goiânia- Uma nova onda de calor chega a Goiás nesta sexta-feira (10/11) e seguirá até o fim da próxima semana. Neste período, os termômetros poderão marcar até 39°C, em Goiânia. Em outras cidades, como Aragarças e Porangatu as máximas previstas chegam a 42°C. As altas temperaturas se devem à formação de um sistema climático que dificultará a formação de nuvens de chuva e, com isso, as temperaturas ficarão ainda mais elevadas.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica como funciona o fenômeno. Segundo ele, o sistema de alta pressão funciona afastando as nuvens de chuva e a umidade da região em que atua e contribuindo para o aumento da temperatura.
Segundo o Cimehgo, as chuvas retornam ao estado no dia 19 de novembro.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta no qual prevê uma nova “onda de calor” que atingirá especialmente o interior do Brasil. “O aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País e é válido até, pelo menos, a próxima sexta-feira (10/11)”, detalhou, em nota, o instituto ao explicar que o nível amarelo “é emitido quando a previsão indica que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos”.
O Inmet acrescenta que a expectativa é que o “forte calor” continue, pelo menos, até meados da próxima semana. Contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
Leia mais: