A Redação
Goiânia - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) participa de missão à China neste mês de novembro, entre os dias 3 e 14, em nove cidades chinesas, para celebrar acordos comerciais iniciados durante missão empresarial realizada pelo Governo de Goiás em junho.
Além da Acieg, um grupo empresarial formado pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), como Adial, Faeg, Fieg e OCB, empresários ligados aos setores do agronegócio, tecnologia e automotivo se unirão ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), na missão, que contará com uma agenda extensa com governos provinciais chineses.
"Estaremos presentes neste importante momento de prospecção. Temos muitas oportunidades para concretizar neste mês. É um plano de ação que o governo elaborou e que estamos apoiando no que compete ao setor privado. Teremos grandes oportunidades", destaca o presidente da Acieg, Rubens Fileti.
Potencial econômico
Segundo a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC), a China é a principal parceira comercial do Estado de Goiás e respondeu, somente em 2022, por 53% do faturamento goiano com exportações de produtos do agronegócio, o equivalente a 6,2 bilhões de dólares. Ainda de acordo com os dados divulgados, nos primeiros seis meses deste ano, as exportações para aquele país já somam 3,7 bilhões de dólares.
A expectativa do governo é de que nos próximos dez anos, Goiás tenha potencial para aumentar em cerca de 50% as exportações para a China, segundo levantamento do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC).