A Redação
Goiânia - A 314 km de Goiânia e às margens do rio Araguaia, Aruanã é a cidade com maior índice de agrotóxico encontrado na água para consumo humano. Os dados fazem referência ao ano de 2022 e foram publicados pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). Ao todo, foram feitos 17 testes, incluindo para endrin e aldrin.
Aruanã fica em uma região destacada pela produção de soja, feijão, milho e arroz, culturas com elevado uso de agrotóxicos, segundo estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG).
Em nota, a companhia confirmou que os agrotóxicos foram identificados nos exames, porém, em concentrações dentro dos limites permitidos por lei e, portanto, sem riscos para a população. A empresa alega ainda que houve erro de digitação no preenchimento da planilha do Ministério da Saúde e que os dados divulgados na plataforma apresentam "equívocos", pois estão acima dos resultados encontrados pela empresa. A Saneago informou que há "total garantia da segurança da água tratada distribuída no município".