A Redação
Goiânia - Comitiva formada por representantes da República do Congo foi recebida pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, no Salão Nobre do Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (20/10). O encontro teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências, em busca de parcerias socioeconômicas.
A missão econômica da República Democrática do Congo é chefiada pela ministra do Planejamento da República Democrática do Congo, Judith Suminwa Tuluka, que, em Goiânia, foi representada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Promoção de Investimentos, Anthony Nkinzo Kamole.
(foto: Jucimar de Souza)
“Nossa Capital recebe com grande satisfação, prazer e alegria a comitiva da República Democrática do Congo. Por meio de um encontro como esse, podemos compartilhar o que já estamos fazendo aqui em Goiânia e ouvir o que está sendo feito em outro país. Acredito muito no poder do diálogo colocado à mesa para grandes negócios, ainda mais com um país como a República Democrática do Congo”, afirmou o prefeito Rogério.
Dentre as pautas do encontro, se destacou a agricultura familiar. “Nós precisamos, como gestores públicos, cuidar das pessoas, levar o poder público para perto das pessoas. A agricultura familiar tem esse poder, de estarmos unidos, cuidando das famílias, principalmente as mais vulneráveis, para poder levar o alimento à mesa”, ressaltou o prefeito.
O diretor-geral da Agência Nacional de Promoção de Investimentos, Anthony Nkinzo Kamole, reafirmou a importância da aproximação do poder público à populações vulneráveis e em situação de insegurança alimentar. Ele também deu destaque às semelhanças climáticas e culturais entre Brasil e a República Democrática do Congo.
“O Brasil é um país referência para nós em muitos aspectos. Em Goiás, especialmente em Goiânia, nós observamos principalmente questões como a agricultura, petróleo, saúde. Nós acreditamos muito na união e no diálogo entre as duas províncias”, destacou Nkinzo.
Também participaram da reunião, dentre outras autoridades, o ministro conselheiro da Embaixada da República Democrática do Congo em Brasília, Azimba Mindia; governador da Província do Ubangi do Sul, Jean Claude Mabenze Gbey Benz; diretor-geral da Agência das Zonas Econômicas Especiais, Auguy Bolamba; assessor do gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, Marcelo Mariano; secretário municipal de Prioridades Estratégicas, Michel Magul; assessor internacional de Negócios da Fieg, Carlos Stuart.
Leia mais:
Zoológico de Goiânia terá entrada gratuita neste sábado (21/10)