Adriana Marinelli
Goiânia- Em Jerusalém desde domingo (8/10), um dia depois do início do conflito armado entre israelenses e palestinos, o violinista Alessandro Borgomanero, que mora em Goiânia, conseguiu embarcar nesta quinta-feira (12/10) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil. Borgomanero e a esposa, Juliana Caetano, se juntam a outros brasileiros que buscam repatriação.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Borgomanero fez um agradecimento à FAB e ao Itamaraty. "Organização impecável", afirmou ao mencionar o desejo de voltar à cidade de Jerusalém em outro momento. "Fomos muito bem acolhidos aqui e deixo uma parte do meu coração com a promessa de voltar logo para conhecer bem esse lindo e histórico lugar", completou.
Momentos difíceis
Foi a primeira vez que Alessandro Borgomanero esteve em Jerusalém, cidade que fica a pouco mais de 65 quilômetros da Faixa de Gaza, região onde se concentra o conflito armado. Ele e a esposa viajaram por meio de uma excursão organizada pela igreja frequentada por eles.
Apesar de ficarem hospedados em um local relativamente distante da zona de ataques, Borgomanero e a esposa enfrentaram momentos de tensão, tendo, inclusive, que se abrigarem em um bunker do hotel diante de um risco iminente de um bombardeio.
Apresentação
Na tentativa de amenizar a tensão, Borgomanero fez uma apresentação para outros hóspedes do hotel onde ele estava. "Um pouco de conforto nesse momento de extrema dificuldade para todo mundo por aqui. Uma tentativa, através da música, de apaziguar os corações apertados e tristes", destacou.