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CONVERSÃO

Trânsito de Goiânia pode passar a contar com direita livre em alguns pontos

Medida deve ser adotada na região Central | 16.09.23 - 09:36 Trânsito de Goiânia pode passar a contar com direita livre em alguns pontos (Foto: Mobilidade/ Secom)

A Redação

Goiânia -  
Responsáveis pela Engenharia de Trânsito de Goiânia estudam a implantação da direita livre na capital, solução que deve ser adotada em pontos estratégicos, como é o caso da região central da cidade. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). A inovação está presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021, e prevê a possibilidade de o condutor realizar a conversão livre à direita, em cruzamentos semaforizados específicos.
 
“Direita livre não significa avançar o semáforo, já que o condutor só poderá fazê-lo quando o cruzamento for sinalizado com a permissão. Se ela existe, não há o que se falar de avanço de sinal. É uma alteração que será muito bem avaliada pela Mobilidade para que não comprometa o trânsito de pedestres, ciclistas e outros atores do trânsito que são mais vulneráveis”, afirma o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
 
De acordo com a SMM, a engenharia da pasta leva em consideração a segurança do pedestre, por isso, a inovação deve ser implantada de forma gradativa, em pontos onde a segurança do pedestre não é comprometida. A alteração pode promover uma fluidez maior em vias onde há um maior número de veículos com a intenção de fazer essa conversão. 

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Outras iniciativas
A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou um projeto para implantação de faixas elevadas nas portas de Cmeis, Ciams, Cais e creches. Atualmente, a pasta trabalha na implantação de faixas na Região Noroeste da Capital. “Já são 25 faixas neste modelo para garantir condições de acessibilidade e conferir mais segurança dos pedestres nas vias públicas”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
 
O Motobox, espaço reservado aos motociclistas que garante a sua segurança, tem avaliação positiva da Mobilidade e da população, que tem respeitado a delimitação do espaço para esses veículos menores e mais vulneráveis.
 
“O objetivo é dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir”, detalha Torrubia, ao pontuar que a Capital possui cerca de 315 motoboxes.

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