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Dois capotamentos aconteceram em dois dias | 06.09.23 - 10:39
Capotamento registrado na praça na segunda-feira (Foto: SMM)José Abrão
Goiânia – As mudanças e intervenções no trânsito da Praça Cívica, no Centro de Goiânia, têm causado transtornos e confusão entre os motoristas da capital. Para o especialista em trânsito Marcos Rothen, que é professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e engenheiro de transportes, falta sinalização no local, o que acarreta em acidentes como os vistos na primeira semana de setembro: dois capotamentos em apenas dois dias, um na segunda-feira (4/9) e outro na terça (5/9).
“O condutor passa a vida toda por um lugar que funciona de certa forma, de repente, eles colocaram uns blocos na rua, sem aviso. O motorista não pode ser surpreendido”, avalia Rothen, sobre as mudanças na praça.
De fato, ambos os acidentes aconteceram com motoristas que tentavam fazer a conversão para fora da praça, locais em que foram instalados blocos de concreto para direcionar o fluxo do trânsito. Segundo Rothen, os condutores são pegos de surpresa pela mudança, sem tempo hábil de corrigir o erro.
“Os blocos são agressivos. Você tem que evitar ao máximo colocar obstáculos, porque eles são causadores de acidente. A colocação de obstáculos é um último recurso. O motorista vai tentar desviar e é quando acontecem estes acidentes de maior porte”, explica Rothen. Segundo o professor, uma sinalização horizontal não é o suficiente, ainda mais que, com congestionamento, ela não é visível: “é preciso tomar providências para a instalação de uma sinalização vertical que seja clara e bem visível”.
Fiscalização e conscientização
O professor destaca que, para além da falta de sinalização, o egoísmo e a imprudência do motorista devem ser levados em consideração, algo que só pode ser combatido com uma fiscalização mais intensa e a conscientização e informação dos motoristas, por exemplo, através de campanhas publicitárias e com a presença de agentes de trânsito.
“Em lugares onde existe uma fiscalização maior, as pessoas respeitam [as leis], não há dúvida. É preciso de agentes mais presentes e de um maior número de agentes. Integrá-los com a Polícia Militar, com a Guarda Civil, fazer um planejamento”, explica. “Muitas vezes as pessoas sabem que estão erradas. O egoísmo é muito grande: às vezes o motorista atrapalha o trânsito de todo mundo para ganhar alguns segundos, então a presença dessa fiscalização é muito importante”, completa.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) atribuiu os acidentes à possível “imprudência ou imperícia dos condutores” e declarou que os blocos instalados “possuem algumas funções: direcionamento do trânsito, o ordenamento do fluxo de veículos, além da proteção aos mais vulneráveis para que os veículos respeitem os seus devidos espaços”. A nota completa pode ser lida abaixo.
O jornal A Redação também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) que informou que a Praça Cívica passa por monitoramento diário e que é "inviável manter equipes fixas em um ponto específico devido à alta demanda de locais com a mesma exigência"e que a "equipe de Educação para o Trânsito da Mobilidade trabalha de forma perene para conscientizar os condutores em relação ao respeito nas vias públicas da capital por meio de campanhas".
Sobre os obstáculos, a secretaria afirma no texto que "canteiros centrais são instrumentos de alta relevância dentro do sistema viário e a sua inexistência em locais que precisam ser colocados podem gerar grandes problemas, inclusive sinistros graves. Todo aquele que desrespeita esses dispositivos podem se envolver em situações de grave sinistro de trânsito". A nota completa pode ser lida abaixo.
NOTA-SEINFRA
-A obra na Praça Cívica não é o motivo dos acidentes citados na reportagem. - O que pode ter acontecido foi imprudência ou imperícia dos condutores. - Cabe esclarecer que a velocidade da via é de 40 Km/h e que não é permitida conversão à esquerda em nenhum local da Praça Cívica. - Os canteiros centrais ou divisores de pistas implantados na via pública possuem algumas funções: direcionamento do trânsito, o ordenamento do fluxo de veículos, além da proteção aos mais vulneráveis para que os veículos respeitem os seus devidos espaços. - Todo aquele que desrespeita esses dispositivos pode se envolver em acidentes, principalmente se a velocidade da via não for respeitada.
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) - Prefeitura de Goiânia
Abaixo, a nota na íntegra da SMM:
SMM – NOTA
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) informa que a Praça Cívica consta na programação da Central Operacional de Trânsito (COT) e o monitoramento é diário. Esclarecemos ainda que é inviável manter equipes fixas em um ponto específico devido à alta demanda de locais com a mesma exigência.
A equipe de Educação para o Trânsito da Mobilidade trabalha de forma perene para conscientizar os condutores em relação ao respeito nas vias públicas da capital por meio de campanhas, projetos como; Educação e Mobilidade, palestras em escolas e empresas, além da orientação diária realizada pelas equipes de agentes que estão nas ruas.
Canteiros centrais são instrumentos de alta relevância dentro do sistema viário e a sua inexistência em locais que precisam ser colocados podem gerar grandes problemas, inclusive sinistros graves. Todo aquele que desrespeita esses dispositivos podem se envolver em situações de grave sinistro de trânsito. Alinhado a esse desrespeito, está o principal fator que culmina na maioria dos sinistros com óbitos, a velocidade. A velocidade quando ela é implementada na via pública sem o respeito aos limites, leva o condutor a perder o controle, e quando há essa perda de controle, está o canteiro central justamente limitar, barrar o condutor que muitas vezes poderia atropelar um pedestre, alcançar um veículo no sentido oposto a que ele, e provocar a morte de pessoas que estão no trânsito circulando.