A Redação
Goiânia - Com o intuito de ampliar as opções para a prática de exercícios físicos em espaços públicos de Goiânia, a prefeitura equipou, de janeiro de 2021 a junho deste ano, 120 praças da cidade com academias ao ar livre. As estações foram instaladas pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que também é responsável pela manutenção dos aparelhos.
Setor Novo Horizonte, Setor Sul, Residencial Porto Seguro, Jardim Vista Bela, Vila Redenção, Residencial Paulo Pacheco, Residencial Carolina Parque, Vila Alto da Glória II, Residencial Antônio Barbosa, Jardim Novo Mundo, Jardim das Aroeiras e Jardim Dom Fernando I são alguns dos bairros contemplados.
“A prática de atividades físicas é fator preventivo para uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e estresse, além de promover bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, continuaremos investindo em academias ao ar livre. Queremos promover saúde, dar um chega pra lá no sedentarismo”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, destaca que os aparelhos das estações públicas são seguros, eficientes e de uso intuitivo. “Além disso, nas nossas academias, não há cobrança de mensalidades, todos podem usufruir de graça, nos seus próprios bairros. É uma ajuda e tanto para quem precisa se exercitar, mas está sem dinheiro para pagar uma academia convencional”, pontua.
Público-alvo
Cada kit academia é composto por oito aparelhos voltados para o fortalecimento de membros inferiores e superiores: caminhada individual, cavalgada individual, espaldar, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas. O público-alvo são pessoas acima de 12 anos de idade.
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, disponibilizado no ano de 2021 pelo Ministério da Saúde, pessoas adultas ou idosas devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa.