Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Em memória às vítimas da covid-19, uma Pira do Monumento Memorial da Romaria do Divino Pai Eterno foi instalada em 2022, na Praça do Santuário Basílica, em Trindade. Com uma altura de três metros, o monumento simboliza empatia aos familiares das vítimas.
Para o reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins, este ano é a retomada da Romaria do Divino Pai Eterno. E não se pode esquecer o motivo pelo qual a festa ficou dois anos sendo realizada virtualmente. “Não podemos celebrar a festa do Divino Pai Eterno sem fazer memória aos vitimados pela Covid. Fazemos memória a essas pessoas”, afirma o padre. O local serve como espaço para rezas, durante todo o dia e é possível ver pessoas em meditação diante do monumento.
A pira foi construída com a utilização de chapas metálicas recortadas, soldadas e pintadas artesanalmente. De acordo com o artista plástico Silvio Morais, criador do monumento, “a forma do monumento remete a algo que se mantém vivo. Assim como uma flor que está prestes a se desabrochar”.
O monumento está em uma base quadrada, com quatro pétalas que representam os quatro cantos da Terra, unidos por uma tragédia que causou sofrimento compartilhado e destino incerto, deixando marcas com texturas e ranhuras irregulares. As partes internas das pétalas são pintadas de dourado, representando o espírito mais nobre do ser humano: a vontade de viver. No centro das pétalas nasce um broto vermelho que representa a vida; aquela que continua.