A Redação
Goiânia- O vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, prestigiou a cerimônia de apresentação dos policiais militares que participaram do Curso de Formação de Oficiais e Praças 2023, nesta terça-feira (18/7). Os novos policiais foram nomeados em maio deste ano e aprovados em concurso público realizado no ano anterior.
Em discurso, Daniel Vilela frisou que “a Polícia Militar goiana vive o seu melhor momento”, com incentivo governamental e incremento das forças de Segurança Pública no Estado. “O governador Ronaldo Caiado estabeleceu uma cultura que determinou que se investisse na nossa Polícia Militar e em todas as nossas forças de segurança. Hoje, os goianos têm na figura dos senhores e das senhoras verdadeiros ídolos, e nós temos também muito orgulho por isso”, completou, se referindo aos 852 novos oficiais.
Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado participaram ainda da entrega simbólica do fardamento, composto pelo uniforme completo da corporação e por armamento de ponta. Em discurso, o chefe do Executivo estadual destacou a importância de aparelhar as forças de segurança pública. “Investimos em competência e profissionalização, para a PM e todas as forças trabalharem de forma conjunta em prol da sociedade”, enfatizou.
Também integraram a cerimônia o secretário de segurança pública do Estado de Goiás, Renato Brum, o comandante geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO), André Henrique Avelar de Sousa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e autoridades estaduais e municipais.
Índices
O concurso realizado no ano passado para a PMGO fez parte de um conjunto de ações do Governo de Goiás que alcança redução sistêmica dos índices de criminalidade no Estado. O resultado desses investimentos e gerenciamento das forças de segurança de Goiás resultaram em mais um balanço positivo, que foi apresentado nesta manhã.
Os índices foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, e apontam a redução de 80% o número de latrocínios. Ainda em relação aos crimes contra a vida, os homicídios dolosos também apresentaram decréscimos: uma queda de 12,30%, sendo que 128, dos 246 do total de municípios goianos não apresentaram nenhuma morte violenta nesta primeira metade do ano.
Para o governador Ronaldo Caiado, “o resultado do trabalho é uma integração de forças, de todas as áreas da segurança pública que convergem para combater o crime em Goiás”. O secretário de segurança pública, Renato Brum, afirmou que “a apresentação dos índices é uma prestação de contas à sociedade goiana”.