A Redação
Goiânia - Equipes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e técnicos do Escritório Executivo do Juntos pelo Araguaia (JPA) realizaram expedição em campo para acompanhar as ações de mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção de áreas beneficiadas pelo programa, em áreas sob a responsabilidade do Instituto Espinhaço, instituição executora desses lotes.
Durante cinco dias, a comitiva visitou os municípios de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, onde situa-se o lote 04, financiado pela Anglo American, conglomerado global de mineração diversificada, e Santa Rita do Araguaia, lote 02, realizado pela Hypera Pharma, uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil.
Comitiva (Foto: Juntos pelo Araguaia)
“O governador Ronaldo Caiado realiza o maior programa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no Brasil, e as equipes responsáveis se empenham para expandir as ações em campo e a conquista de novos investimentos”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. “A inovação do JPA também está na sua governança. O programa não envolve recursos públicos, e o papel do governo de Goiás é de curador técnico e institucional da proposta”, informa a secretária.
“O objetivo da missão foi integrar as equipes da Semad, do Escritório Executivo e do Instituto Espinhaço, além de conhecer e aprender sobre o desenvolvimento dos trabalhos de campo. Além disso, os participantes interagiram com as comunidades beneficiadas, esclareceram dúvidas e se aprofundaram, na prática, sobre a metodologia inovadora preconizada pelo programa”, afirma a secretária.
“A inovação do Juntos pelo Araguaia está marcada na ação conjunta, integradora, participativa, que se converte em ações regenerativas pelos beneficiários do programa”, informa a secretária. “O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do cerrado e da regeneração da natureza”, completa.
No curso da semana de campo, reuniões para discutir a fase atual do projeto foram realizadas na Câmara de Vereadores de Bom Jardim de Goiás e na Prefeitura de Aragarças. Representantes do Governo de Goiás, por meio da Semad, reafirmaram o compromisso com a preservação das nascentes do Rio Araguaia, o reflorestamento, a conservação do solo e da água, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável na região.
“Reforçamos a necessidade de uma atuação integrada entre instituições governamentais, sociedade civil organizada e iniciativa privada para garantir a sustentabilidade dessa fonte de água fundamental para o Centro-Oeste e todo Brasil”, pontua a titular da Semad.
Andréa Vulcanis acentua que o governador Ronaldo Caiado se empenha para ampliar o envolvimento direto e harmonioso dos produtores rurais no Programa Juntos pelo Araguaia. “Essa iniciativa não apenas beneficia o Brasil, mas serve como exemplo para o mundo, ao mostrar que é possível preservar a natureza e impulsionar o desenvolvimento sustentável com a participação de todas as forças que atuam no campo”, aponta.
O prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, afirma que o Juntos pelo Araguaia é “um programa fundamental para a região banhada pelo rio, e para todos o país”. Ele considera “fundamental a mudança de cultura e o cuidado para com o meio ambiente neste esforço coletivo para recuperar um dos maiores rios do Brasil”.
O programa
Lançado em 5 de junho de 2019, o Programa Juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural, que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.
O escritório do Juntos pelo Araguaia, braço executivo da Semad, foi constituído para coordenar e articular todos os setores envolvidos no programa. Ele é responsável pelo monitoramento das ações, acompanhamento dos executores, órgãos ambientais e doadores, além de desempenhar papel importante na divulgação das atividades. Também é de sua responsabilidade a gestão documental e dos registros históricos, tendo em vista a transparência e a eficácia das ações desenvolvidas.
O Programa Juntos pelo Araguaia está alinhado com premissas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20x20. Essas ações visam a restauração de áreas degradadas na América Latina e no Caribe, com a meta adicional de contribuir para a preservação do cerrado até a Amazônia.
O Juntos pelo Araguaia é uma cooperação público-privada com o objetivo de revitalizar a bacia hidrográfica. A curadoria é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
O programa é financiado pelas empresas Anglo American, Hypera Pharma e State Grid. Os executores são Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos. A rede de sinergia engloba o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo do Brasil e mineradora Pilar Golden. Os estudos científicos são da Universidade Federal de Viçosa (UFV).