Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

CULINÁRIA DE GOIÁS

Deputado propõe que Quirinópolis seja a capital goiana da Chica Doida

Conheça a história do nome da comida | 27.06.23 - 17:45 Deputado propõe que Quirinópolis seja a capital goiana da Chica Doida (FOTO: divulgação)
A Redação 

Goiânia
O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás nesta terça-feira (27/6), o projeto de lei que confere a Quirinópolis o título de capital goiana da Chica Doida.
 
Paulo justifica que a tradicional receita foi idealizada em Quirinópolis há mais de 70 anos e hoje se constitui num dos principais pratos da culinária goiana.
 
Feita à base de milho, a receita da chica doida foi criada pelo casal Petronilha Ferreira Cabral e João Batista da Rocha e espalhou-se não apenas por Goiás, mas também em outros estados. “Devido sua importância, a chica doida foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial de Goiás e hoje está presente nas festas juninas do nosso Estado”, ressalta.
 
Nos relatos históricos consta que a dona de casa Petronilha estava com a família fazendo pamonhas, quando acabou a palha de milho usada para envolver a massa. Ela conversou com o marido, que sugeriu que ela inventasse um novo prato tendo o preparo de milho como base.
 
À massa de pamonha já pronta, Petronilha adicionou cebola, alho, sal, queijo, linguiça e jiló. Uma senhora chamada Francisca, que morava com a família, colocou muita pimenta malagueta no preparo e acabou inspirando o nome do novo prato. Consta que o marido dela foi quem batizou a receita de chica doida, por causa da grande quantidade de pimenta que Francisca colocou na massa de milho.
 
A idealizadora do prato foi passando a receita para vizinhas, filhas e amigas, até que o prato se popularizou. Com o passar dos anos, ele se tornou conhecido, não só em Quirinópolis, mas em todo o estado.
 
A partir do preparo original, foram criadas variações com frango, carne seca, sem pimenta e outros ingredientes.
 
Em dezembro de 2020 foi inaugurado um mercado público em Quirinópolis que foi batizado de Petronilha, em homenagem à criadora da receita de chica doida. No local há um quiosque destinado a familiares dela, para que possam comercializar a iguaria na versão original. “Como o famoso prato surgiu em Quirinópolis, nada mais justo que conceder ao Município o título de Capital Goiana da Chica Doida”, arremata Paulo Cezar.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351