A Redação
Goiânia- A primeira edição do Ciclo de Palestras do Pacto Goiás pela Inovação será realizada na próxima segunda-feira (26/6), a partir das 8h30, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio GO). O tema do encontro, que segue até as 12h, será “Comunidades de inovação e o impacto no ecossistema goiano”.
A programação prevê palestras com representantes dos grupos Black Stars; MulheresGO; StartupGO; All-In Hub, de Catalão; Área 64, de Rio Verde; e Rede IC&B, de Mineiros. O assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, fará uma apresentação on-line sobre o edital Mulheres Empreendedoras, lançado oficialmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na última quarta-feira (21/6).
Durante o encontro, será possível, ainda, que representantes de órgãos e entidades ligados à área de CTI assinem o manifesto do Pacto Goiás e passem a integrar, oficialmente, o movimento. Os membros dos grupos de trabalho instituídos pelo colegiado - que discutem projetos sobre inteligência artificial, inovação no interior, e agenda de eventos - também participarão da reunião.
Para o primeiro biênio do pacto foram eleitos, respectivamente, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, como coordenador; e o vice-presidente da Fecomércio GO, Marco Chaul, como vice-coordenador.
Histórico
Lançado oficialmente em março de 2023, o movimento reúne entidades e órgãos da chamada quádrupla hélice da inovação - formada por representantes de governos, universidades, setor produtivo e sociedade civil organizada.
O modelo de formatação da governança segue casos de sucesso já experimentados em países como a Espanha e a Colômbia, além do município de Porto Alegre e o Estado de Santa Catarina, formulados pelo consultor internacionalmente reconhecido na área, Josep Piqué.
O pacto, que já conta com quase cem signatários, nasceu também a partir da fusão com outro movimento, o Aliança pela Inovação, que era conduzido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Juntos agora, eles trabalham fundamentados em quatro eixos: conhecimento e talentos; capital e atração de investimentos; infraestrutura; e redes e colaboração. Atualmente, os grupos de trabalho instituídos debatem projetos sobre inteligência artificial, inovação no interior, e agenda de eventos.
Conselho Gestor
São 15 as entidades que compõem o Conselho Gestor: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG), PUC Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás) e IF Goiano; além da Fecomércio; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Fieg; além de um representante de startup goiana.