José Abrão
Goiânia - Começa nesta quarta-feira (7/6) e segue até domingo (11/6) a 5ª Edição da Campus Party Goiânia, sendo esta a terceira edição presencial realizada na capital, com expectativa de receber mais de 150 mil pessoas durante os cinco dias do evento, atingindo recorde de público. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, quando os campuseiros, acampados em uma área com duas mil barracas, puderam ter acesso à área principal.
Além do Instituto Campus Party, o evento, que é um verdadeiro festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência, tem a parceria do Governo de Goiás, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae GO) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio GO).
“Quando começamos a fazer o evento aqui, há cinco anos, a ideia era fazer de Goiânia o centro de atração para a economia digital para todo o Centro-Oeste. Hoje podemos dizer que conseguimos. Temos 60 caravanas aqui que vieram do interior do Estado, e também de Roraima, de Rondônia, do Tocantins, da Bahia, do Mato Grosso. Além disso, seguimos conseguindo trazer palestrantes e mentores de fora”, conta Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party. Em entrevista, ele ressaltou a importância de interiorizar e ampliar o evento. “O Brasil é um continente, são distâncias e realidades muito diferentes. Aqui foi o único país em que entendemos que não podíamos fazer apenas uma Campus e em um lugar. Os custos e as distâncias impediriam muitos campuseiros”, diz.
Francesco e Tonico (Foto: José Abrão)
Este ponto foi reforçado pelo CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes. “A Campus Party democratiza informação e educação. Quando se faz um evento único anual, você acaba excluindo as pessoas de participar. Quando a gente fazia só em São Paulo, os custos acabavam inviabilizando a participação de muitos jovens de outros Estados”, pontua. Para ele, o grupo faz algo como ‘a montanha vai a Maomé’, permitindo que o jovem de todo o país possa ser incluído em ações de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia. “Trazemos a oportunidade para que possam mostrar seu talento e depois possam levá-lo para o mundo”, completa.
O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, salientou que o evento busca agregar conhecimento e resultados práticos para Goiás. “Entre os exemplos estão hackatons, em que chamamos a comunidade para nos ajudar a resolver problemas públicos. O deste ano é sobre segurança nas escolas. Esperamos encontrar aqui soluções inovadoras para um problema tão complexo como este”, afirma. O secretário também salientou as atividades envolvendo mobilidade e Inteligência Artificial, como o lançamento da escola dos carros autônomos do Centro de Excelência e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Os secretários José Frederico e Adriano da Rocha (Foto: Edinan Ferreira)
Outra ação tecnológica de mobilidade está na implementação de ônibus elétricos no transporte público de Goiânia. O secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, anunciou que em breve serão oferecidas no transporte de Goiânia bicicletas convencionais e bicicletas elétricas. O acesso a todos os serviços, conforme pontuou, será por meio do bilhete único.
“A Campus Party não é uma feira convencional, ela é uma plataforma de inclusão tecnológica, social e profissional. O que é produzido aqui não fica no evento. É uma plataforma de conexão e de distribuição do conhecimento tecnológico”, destaca o secretário, salientando os laboratórios de robótica Include na rede estadual de ensino e a formação tecnológica oferecida pelas Escolas do Futuro. “O Estado de Goiás está proporcionando formação para todos os jovens e adultos que querem entrar para esse mercado e transformar a vida das pessoas”, completa.
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae-GO, enalteceu a parceria com a feira. “A Campus Party é um evento que o Sebrae tem abraçado pela temática da inovação, envolvendo jovens empreendedores. No nosso ‘Palco Empreendedor’ estamos incentivando a educação empreendedora em todos os campos. Acima de tudo, promovendo o empreendedorismo em nosso Estado que se fortalece cada vez mais”.
Os campuseiros
O programador Lindomar Bispo é membro de uma das várias caravanas de Brasília para participar da sua sexta Campus. Segundo ele, o evento nunca deixa a desejar. “As expectativas são sempre boas. Cada Campus sempre traz novidades. É um evento que está sempre nos surpreendendo de forma muito abrangente: algum novo negócio, algum novo sistema, algum novo produto”.
Gabriel Vitor, Lindomar e Gabriel Lemes (Foto: José Abrão)
Gabriel Vitor Brito é aluno de graduação do Instituto Federal Goiano de Ceres e participa de uma caravana com 38 pessoas, incluindo estudantes de Ensino Médio interessados em tecnologia. “Já é a minha terceira edição, mas a instituição viabilizou ajuda para trazer uma galera, inclusive do Ensino Médio, que nunca teve essa experiência, para conhecer a Campus Party. Eu acho incrível, porque o evento fica muito acessível pra gente dessa forma. Não temos tantas oportunidades no interior, e veio bastante gente de outras cidades daqui e de outros Estados”, ressalta.
Gabriel Lemes, de Goiânia, está se inserindo na área de tecnologia como programador e participa da sua primeira Campus. “Espero aprender muito mais e ver coisas novas e diferentes. Não era comum em Goiânia ter eventos desse porte. Isso é muito bom, assim podemos participar dessas experiências com muito mais facilidade”.
Para quem não comprou ingresso, ainda dá para aproveitar o evento: há uma ampla área aberta gratuita para o público aproveitar diversas atrações na área de drones, games, simuladores, robótica e muito mais.
Serviço
Campus Party 2023
Local: Passeio das Águas Shopping - Avenida Perimetral Norte, 8303, Goiânia
De 7 a 11 de junho