Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Artigo teve publicação internacional | 22.05.23 - 12:36
Amanda de Oliveira Matos e Helioswilton (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGSP), Amanda de Oliveira Matos, e pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil (UFTM, UFMG, UFBA e Fiocruz-Ceará), recentemente publicaram um artigo no periódico internacional Computers in Biology and Medicine, que é conhecido por sua alta qualidade editorial e rigoroso processo de revisão por pares. O artigo, que é parte da tese da discente, trata sobre “O desenvolvimento de uma vacina multivalente por imunoinformática contra o Rotavírus e Norovírus - ChRNV22)".
A pesquisa é orientada pelo professor Helioswilton Sales de Campos, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e também coordenador do Laboratório de Imunologia de Mucosas e Imunoinformática (LIM) do instituto, onde a pesquisa vem sendo desenvolvida.
O artigo traz uma proposta inédita para uma vacina contra os dois vírus simultaneamente, Rotavírus e Norovírus, haja visto que eles são os principais responsáveis pelas doenças diarreicas agudas (DDA). De acordo com o docente, Helioswilton Sales de Campos o estudo utiliza a Imunoinformática, que se trata de uma área de pesquisa que integra conhecimentos da imunologia e de informática aplicada para analisar dados genômicos, proteômicos e imunológicos, a fim de identificar antígenos relevantes, determinar a eficácia potencial de uma vacina e simular as melhores estratégias de imunização. Essa abordagem permite uma análise mais rápida e abrangente de grandes quantidades de dados relacionados à resposta imune, acelerando o processo de descoberta e desenvolvimento de vacinas.
Tanto o rotavírus quanto o norovírus podem ser transmitidos através de alimentos e água contaminados, ou através do contato com outras pessoas contaminadas, causando gastroenterite, com sintomas como diarreia intensa seguida de vômitos e, muitas vezes, febre, podendo afetar adultos, idosos e crianças.