Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

MP pede informações à AMMA sobre retirada de árvores em área na Avenida 136

Prazo é de 10 dias | 24.02.23 - 18:35 MP pede informações à AMMA sobre retirada de árvores em área na Avenida 136 (Foto: Divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
Ao tomar conhecimento da derrubada de 86 árvores em um terreno de aproximadamente 5 mil metros quadrados, na confluência da Avenida 136 com as Ruas 132 e 148, no Setor Sul, em Goiânia, para a construção de uma obra, a 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia requisitou, em caráter de urgência, uma série de informações à presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). 
 
No ofício, a promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, titular da 7ª PJ, pediu que o presidente da Amma, Luan Deodato Machado Alves, informe:
 
-qual a proximidade da obra que será construída da nascente do Córrego Buriti, situado no Setor Sul;
- se o corte de árvores no local foi autorizado;
- se foi expedida licença ambiental para a obra;
- se foram apresentados estudo e relatório de impacto ambiental, assim como as medidas compensatórias fixadas.
 
A promotora quer saber também se o empreendimento está de acordo com o projeto aprovado e licença ambiental eventualmente emitida. Ela pediu ainda que a Amma encaminhe relatório que aponte a localização das nascentes do Córrego Buriti. Alice de Almeida Freire deu um prazo de dez dias, a contar do recebimento do documento, para que as informações sejam enviadas.
 
Além dos questionamentos à agência, a promotora pediu à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação que informe se foram apresentados estudo e relatório de impacto de vizinhança para a obra e, se no momento da expedição do uso do solo, foi considerada a existência de nascente no imóvel. 
 
Por fim, a 7ª Promotoria de Justiça solicitou ao Cartório de Registro de Imóveis que encaminhe cópia certidão de matrícula da área situada na confluência das Avenidas 148, Rua 132 e Avenida 136, no Setor Sul. 
 
O prazo para apresentação das informações requisitadas é de 10 dias após o recebimento do pedido. A partir do recebimento das respostas, o Ministério Público as analisará e, caso necessário, adotará as providências pertinentes. As informações colhidas devem instruir um inquérito civil instaurado pela 7ª PJ em 2021 e que trata da preservação e manutenção das nascentes do Córrego do Buriti. 

Por meio de nota, a construtora responsável pela área informou que, segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente, AMMA, a área não é considerada como local da nascente do Córrego dos Buritis. "Sim, existe uma nascente, mas esta está a uma distância de mais de 300 metros da área em questão, portanto, fica fora do local adquirido pelo grupo empreendedor”, comunicou a construtora. 

Leia também: 
Construtora afirma que obras não afetam nascentes em área na Avenida 136
Aprosul começa luta em defesa da área das nascentes do córrego dos Buritis
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351