Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Instituto de Informática encabeça projeto | 27.01.23 - 12:50
(Foto: UFG)A Redação
Goiânia – A Universidade Federal de Goiás (UFG) assinou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel), órgão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) responsável pelo fomento às pesquisas científicas e ao debate acadêmico do setor, nesta quinta-feira (26/1), em Brasília (DF). A parceria tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e será executada pelo Instituto de Informática (INF) da UFG. O objetivo é o desenvolvimento de estudos sobre Web 3.0.
Na solenidade de assinatura do TED, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, destacou que as universidades públicas brasileiras têm procurado colocar as suas capacidades intelectuais e técnicas à disposição da sociedade, sem perder de vista a principal missão.
“A finalidade primordial da Universidade é formar recursos humanos, mas para que se forme recursos humanos de forma adequada, à altura dos desafios da humanidade, nós precisamos ter dentro da instituição um ambiente sofisticado de produção intelectual, de produção científica e tecnológica. Desta forma, serão recursos humanos com uma capacidade muito grande de apoiar os processos de desenvolvimento do país”, argumentou Jesiel.
O presidente do Ceatel e conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, comemorou a assinatura do TED e também destacou o grande objetivo da parceria com a UFG, que é o desenvolvimento nacional na área tecnológica. “São duas instituições altamente qualificadas e passarão agora a marchar de mãos juntas para o aperfeiçoamento de um tema caro, não apenas à Anatel, não apenas para a Universidade, mas para todo o país”, afirmou Freire.
A assinatura do convênio contou ainda com a presença do presidente da Fapeg, Robson Vieira, e do diretor do INF UFG, Eliomar Lima. Após a cerimônia, Eliomar e pesquisadores envolvidos no projeto ministraram palestra sobre o tema.