A Redação
Goiânia - Em comemoração aos seus 62 anos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, nesta quarta-feira (14/12), às 9 horas, uma solenidade de aniversário, com direito a homenagem aos pioneiros da casa. Entre eles está Sebastião Unes, vice-presidente do jornal A Redação e ex-diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da instituição, sendo apontando como um dos pilares da criação dos dois cursos. Ao lado de outros nomes, o eterno professor, hoje com 88 anos, foi um dos que contribuiu para a fundação e construção da Universidade.
Em relação à homenagem, que ocupa o Centro de Cultura e Eventos da UFG Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, a reitora Angelita Pereira de Lima explica que a intenção é valorizar quem participou dos primeiros anos da instituição, no período de 1958 a 1965. "É uma forma de valorizar toda a história que trouxe a Universidade até o momento atual, mostrar que enfrentar e resistir está no DNA da Instituição, seja em regimes democráticos ou não."
Ao lado de sua esposa, Zuleica Martins Arruda Unes (in memorian), Sebastião se formou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e veio para Goiânia em 1962, onde trabalhou, até se aposentar, como professor na primeira turma de Farmácia e Bioquímica da UFG.
Em 2006, Unes recebeu a medalha em honra ao mérito do Conselho Federal de Farmácia pelos serviço prestados como professor e profissional da Bioquímica.
Ao lado de Zuleica ele também fundou, ainda na década de 60, o Laboratório Arruda Unes, um dos primeiros especializados em Análises Clínicas do Estado de Goiás, onde trabalharam por mais de 50 anos.
Serviço: Homenagem aos que abriram caminhos para uma grande UFG
Data: quarta-feira (14/12), às 9 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia (Av. Esperança, s/n - Vila Itatiaia, Goiânia)