A Redação
Goiânia - A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro o XIX Encontro Nacional, presencialmente, em Goiânia. Desde 1984, esta é a primeira edição a ser realizada no Centro-Oeste do país. O evento deve reunir cerca de dois mil congressistas de todo o país, professores e pesquisadores de pós-graduação em Filosofia.
Para esta edição, estão confirmadas conferências com participação virtual das filósofas feministas Silvia Federici, Françoise Vergés e com participação presencial do filósofo Filomeno Lopes. As conferências serão realizadas no Teatro Goiânia e da PUC/Goiás e são abertas ao público. Elas também terão transmissão ao vivo no canal do YouTube da Anpof. Para participar das demais atividades com emissão de certificado, os interessados devem se inscrever como ouvintes, pagando o valor de R$50. Este evento conta com financiamento da Capes e CNPQ.
O evento também oferecerá mesas redondas que vão discutir sobre o desafio do pensamento autoral, modernismo e Filosofia, pandemia, democracia e autoritarismo, Filosofia e gênero e ensino de Filosofia. A programação ainda conta com dez minicursos, lançamentos de 130 livros de Filosofia, atividades culturais, além de apresentações de trabalhos em sessões temáticas e grupos de trabalho. Ainda será realizado o V Encontro Anpof Educação Básica dentro da programação do evento.
Conferências
Na terça-feira (11/10), às 19h15, haverá transmissão da conferência da filósofa feminista italiana Silvia Federici no Teatro Goiânia. Federici é professora emérita da Universidade de Hofstra, em Nova York, e autora de “Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva”, “O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista” e “Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns”.
Na quarta-feira, Filomeno Lopes estará em Goiânia e falará ao público no Teatro Goiânia às 19h15. O filósofo de Guiné Bissau é autor de importantes obras sobre a Filosofia Africana, como “Filosofia em volta do fogo”, “Filosofia sem feitiço”, “E Se a África desaparecesse do Mapa Mundo?, Uma reflexão filosófica” e “Da mediocridade à excelência: reflexões filosóficas de um imigrante africano”.
A conferência de Françoise Vergés, teórica feminista antirracista e anticapitalista, encerrará o evento na sexta-feira (14/10). Será transmitida ao vivo no Teatro da PUC/Goiás às 10 horas. Vergés, nascida na Ilha da Reunião, é autora de “Uma teoria feminista da violência: Por uma política antirracista da proteção” e “De la violence coloniale dans l’espace public”.
Mesas-redondas
O público ainda pode participar das mesas-redondas do evento. Na terça-feira, às 17 horas, haverá uma mesa sobre “Modernismo e Filosofia”, com a Dra. Beatriz Azevedo (Unicamp) e os professores Dr. Eduardo Jardim (PUC-Rio), Dr. Filipe Campello (UFPE) e Dr. Pedro Duarte (PUC-Rio), mediada pelo professor Dr. Filipe Ceppas (UFRJ). No mesmo horário, haverá outra mesa sobre “Democracia e Autoritarismo”, com a professora Dra. Helena Esser (UFG) e os professores Dr. Newton Bignotto (UFMG) e Dr. Waldomiro Silva Filho (UFBA) e mediação da professora Tessa Lacerda (USP/Anpof).
Já na quarta-feira, às 17 horas, será discutida a “Filosofia do Ensino de Filosofia: diálogos entre Brasil e Argentina”, com os professores argentinos Dr. Gustavo Ruggiero (UNGS) e Dr. Walter Kohan (UERJ), sob a mediação da professora Dra. Patrícia Del Nero Velasco (UFABC/Anpof). No mesmo horário, haverá a mesa “Filosofia em tempos de Pandemia”, com a professora Dra. Maria Clara Dias (UFRJ) e os professores Dr. Helder de Carvalho (UFPI) e Dr. Renato Janine (USP) e mediação da professora Dra. Georgia Amitrano (UFU/Anpof).
Por fim, na quinta-feira, às 17 horas, será discutido “Filosofia, gênero e regionalidade: mulheres filósofas por todo o Brasil”, com as professoras Dra. Jovelina Ramos (UFPA), Dra. Solange Aparecida de Campos Costa (UESPI, PPGFIL-UFPI), Dra. Beatriz Sorrentino Marques (UFMT), Dra. Carolina Araujo (PPGLM-UFRJ) e Dra. Janyne Sattler (UFSC), com mediação da professora Dra. Juliele Sievers (UFAL/Anpof). Também haverá uma mesa sobre “O desafio da filosofia autoral no Brasil”, com as professoras Dra. Cristiane Marinho (UECE), Dra. Silvana Ramos (USP) e o professor Dr. Ricardo Timm (PUCRS) e mediação do professor Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB/Anpof).
Histórico
Desde a realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros da Anpof se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, é um dos maiores do gênero no mundo.
Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas.
A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, com seu programa de pós-graduação, e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás serão as instituições anfitriãs do evento. Estas instituições possuem diversas instalações ao redor da Praça Universitária, onde o encontro será realizado.