Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INFRAESTRUTURA

CAU/GO sobre obras na Rua 44: "Intervenções precisam ser além do trânsito"

Vice-presidente do Conselho analisa o projeto | 24.08.22 - 18:26 CAU/GO sobre obras na Rua 44: "Intervenções precisam ser além do trânsito" (Foto: reprodução)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
"O projeto de obras na Rua 44 não aparenta ser uma revitalização urbana, mas sim de engenharia de tráfego. Uma intervenção importante, mas precisa abranger questões de melhoria de espaço urbano e interagir não apenas com o trânsito". A análise é da vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), Janaina de Holanda, sobre as intervenções anunciadas pela prefeitura de Goiânia na Rua 44, que passará a ter sentido único e perderá o canteiro central. 

De acordo com a gestão municipal, o foco das mudanças, que começaram nesta quarta-feira (24/8), é "garantir maior fluidez na circulação de veículos e segurança de pedestres". Ainda conforme o projeto, a Rua 44 terá três faixas sentido Norte-Sul. O canteiro central será retirado com o objetivo de "alargar a calçada e criar vagas de estacionamento ao longo da via, com rotatividade, por meio de uma área azul". A previsão da prefeitura é que os trabalhos sejam finalizados em 30 dias. 
 

Para o CAU-GO, o prazo estipulado para conclusão das obras é possível, mas reforça a ideia de uma intervenção viária, sem fazer jus a aspectos que impactam na qualidade de vida dos usuários. Na visão de Janaina, é preciso pensar além. "É muito positivo aumentar a largura das calçadas para melhorar a mobilidade de pedestres, mas também precisamos pensar na qualidade desses passeios. Se realmente haverá uma  revitalização, onde trata a mobilidade urbana, qualidade de vida dos frequentadores e também o paisagismo local", pontua a vice-presidente do Conselho em entrevista ao jornal A Redação
 
Impacto ambiental 
"Uma das questões importantes das mudanças previstas para a Rua 44 é o alargamento das calçadas. Isso beneficia, principalmente, os pedestres, os ciclistas e vendedores com carrinhos, sem falar na mobilidade de cadeirantes, entre outros", pontua Janaína. No entanto, ela destaca a necessidade de se pensar também de forma ambiental, se esses novos passeios vão receber arborização, já que as árvores instaladas no canteiro central serão retiradas. 
 
"Na visão do CAU-GO, o local deve receber arborização.
S
e forem colocadas árvores menores para que elas
cresçam no local, qual é a chance delas sobreviverem? 

Ou seja, como é uma região que já está em uso e tem um fluxo muito grande de pessoas, 
essa vegetação térmicajá deve ser instalada com um porte adequado para a região".
 (vice-presidente do CAU-GO, Janaina de Holanda)
 
Além da questão da arborização local, outro fator a ser levado em consideração diz respeito ao período chuvoso. "Essas calçadas vão receber reforço de algum sistema? O projeto é uma medida necessária, mas é interessante que seja pensado de uma forma macro, que visa beneficiar toda a população e não apenas no tráfego de veículos", pontua ao AR.

Obras na 44
Além da Rua 44, a Avenida Contorno também terá sentido único, com duas pistas sentido Sul-Norte, ligando as avenidas Independência e Oeste. As intervenções incluem, ainda, segundo a prefeitura, a mudança de sentido de algumas ruas transversais, semáforos de dois tempos, além de faixas de pedestres elevadas, que conferem mais segurança a quem transita pela região do polo de moda. 
 
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, esclarece que a revitalização da Rua 44 será realizada em três etapas, com a 1ª dedicada a melhorias na mobilidade e fluidez. “Vamos ampliar o direito de ir e vir das pessoas que passam pela região, que tem uma importância ímpar para a capital”, explica.
 
Veja as mudanças anunciadas pela gestão municipal na região da Rua 44:
- Criação de dois grandes corredores, alterando os sentidos de circulação para sentido único da Avenida Contorno e Rua 44
- Avenida Contorno: sentido único da Avenida Independência para Rua 44 (Sul/Norte)
- Rua 44 sentido único da Avenida Oeste para Avenida Independência (Norte/Sul)
- Eliminação de terceiro tempo nos cruzamentos semaforizados
- Na Rua 44, será retirado o canteiro central existente para criação de bolsões de estacionamento, do lado esquerdo, mantendo três faixas de circulação na via
 Criação de binários alterando vias para sentido único de circulação:
- Rua 302: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua 301: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 300: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 69-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua José Sinimbu Filho: (Leste/Oeste) da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua 67-B: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 67-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351