A Redação
Goiânia - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia, inicia nesta terça-feira (14/6) a campanha junho vermelho, que visa conscientizar sobre a importância da doação de sangue. A ação, que começa no Dia Internacional do Doador de Sangue, seguirá até o dia 28 de junho. Durante a iniciativa, serão realizadas apresentações culturais e a distribuição de panfletos informativos, além de depoimentos de doadores e pacientes que receberam sangue.
Quem pode doar
Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; possuir entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de 18 anos, deverão comparecer ao banco de sangue acompanhados de um responsável; possuir, no mínimo, 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); e ter se alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Além disso, é preciso agendar através do telefone (62) 3269-8326.
Quais documentos levar?
O candidato deve comparecer ao banco de sangue portando um documento original com foto recente, que permita a identificação, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação).
Outras ações
A campanha terá ainda a divulgação de matérias especiais no site do HC-UFG/Ebserh, abordando a importância da doação de sangue, pré-requisitos e entrevistas; mensagens de áudio e divulgação nas redes sociais da UFG.
Clique aqui para ver a programação completa da Campanha Junho Vermelho do HC-UFG/Ebserh.