Pedro Peralta
Goiânia - A Universidade Federal de Goiás (UFG) retoma todas as aulas e as atividades presenciais nesta quarta-feira (25/5), após dois anos de ensino predominantemente remoto devido à pandemia. Para esse retorno, a instituição montou uma estrutura de testagem rápida e de vacinação para alunos e servidores contra a covid-19 e influenza. O uso de máscara é recomendado, já o comprovante de imunização é obrigatório.
As vacinas serão aplicadas das 8h às 16h, na Van da Vacina, estacionada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia e na Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN), no Câmpus Colemar Natal e Silva.
Já o teste rápido de antígeno para a covid-19 será feito no Centro Cultural UFG (CCUFG), no Câmpus Colemar, e também no Centro de Cultura e Eventos, no Câmpus Samambaia.
A ação é voltada para toda comunidade da instituição - alunos, professores e servidores - que ainda não tiveram a oportunidade de se vacinar. Ainda segundo o comunicado da UFG, a iniciativa busca trazer mais segurança durante o retorno pleno das atividades presenciais.
A UFG ainda solicita que a comunidade universitária e visitantes comprovem sua vacinação, conforme o ciclo vacinal, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, do Ministério da Saúde (MS). Os colaboradores terceirizados deverão apresentar o comprovante às empresas contratadas pela UFG. Já os estudantes e servidores podem enviar a comprovação pelo
formulário on-line.
São considerados comprovantes de vacinação contra a covid-19 os seguintes documentos oficiais: comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação; e Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, do Ministério da Saúde, disponível na plataforma do Conecte SUS.
Todas as atividades presenciais na UFG estavam suspensas desde março de 2020, quando começou a pandemia de covid-19. Desde o segundo semestre de 2021, algumas ações ocorriam de forma híbrida.