Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Solenidade será nesta sexta (20/5) | 18.05.22 - 22:13
Maria Helena Naves e Osvaldo Guimarães (Foto: álbum de família)Jales Naves Especial para A Redação
Goiânia – Natural de Morrinhos e com importante trajetória no ensino superior, em especial na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde chegou a Pró-Reitor da instituição, o professor Osvaldo Moreira Guimarães vai se tornar oficialmente cidadão goianiense. O título honorífico lhe foi concedido pelo Decreto Legislativo nº 013, de 1º de julho de 2020, e será entregue em sessão solene, proposta pelo vereador Anselmo Pereira, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Goiás, à Av. T-3 nº 1.000, setor Bueno, em Goiânia, às 20h de sexta-feira, dia 20.
Osvaldo é casado com a engenheira Maria Helena Lisboa Naves da Silva Guimarães e eles tem dois filhos, ambos formados em Direito pela Universidade de Brasília: Aline Lisboa Naves Guimarães Oliveira, advogada, assessora da Presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), casada com Felipe Oliveira e eles tem um filho, Miguel, que nasceu em 2021; e Gustavo Naves Guimarães, Juiz Federal do Trabalho em Campinas, SP, 15ª Região, casado com Patrícia Francischeti, igualmente Juíza Federal.
Trajetória
Bacharel em História e em Administração de Empresas, Osvaldo atualmente é pecuarista no município de São Miguel do Araguaia, onde recria e engorda bois, cadastrados no Sisbov; diretor do Sindicato Rural desse município goiano; membro do Conselho Deliberativo do Sebrae-GO, do qual é vice-presidente; e membro titular do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goiás. Já tem o título de cidadão são-miguelense, concedido pela Câmara desse município; título de Honra ao Mérito do Caiapó, do Sindicato Rural de Caiapônia; Troféu Aroeira, concedido pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás; Medalha Tiradentes, da Polícia Militar do Estado de Goiás; e Troféu de Pecuarista de Corte, concedido pela Fundação de Desenvolvimento da Pecuária de Goiás (Fundepc-GO).
Foi Professor da UniEvangélica, de Anápolis; da Universidade Federal de Goiás, na qual ainda foi Pró-Reitor, diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e membro dos Conselhos Superiores; diretor estadual da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e assessor da Delegacia do MEC em Goiás; diretor estadual da Fundação Projeto Rondon, do Ministério do Interior; Presidente da Associação de Cultura Franco-Brasileira de Goiânia; membro titular do Conselho Técnico-Consultivo da Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, do MEC; membro do Conselho de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), do MEC; e membro titular do Conselho de Administração do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano.
Foi também conselheiro adjunto do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (Condel/FCO), do Ministério da Integração Regional; diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), onde foi ainda Vice-Presidente, presidente das comissões de Meio Ambiente, de Assuntos Fundiários e de Segurança Rural; membro da Comissão de Meio Ambiente, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da qual foi ainda membro da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários; membro titular da Comissão Estadual do Meio-Ambiente de Goiás (CEMAm); participou do Ciclo de Estudos sobre Educação, da Escola Superior de Guerra (ESG); e foi membro do Conselho de Administração da Sicoob Credi-SGPA.