Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

25 de março

Goianira comemora 100 anos da chegada dos pioneiros; veja programação

Historiador mostra dados sobre origem | 23.03.22 - 09:10 Goianira comemora 100 anos da chegada dos pioneiros; veja programação (Foto: divulgação)
Jales Naves
Especial para o AR

Goiânia - Com extensa programação, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, a cidade de Goianira, a 20km da capital, comemora neste final de semana os 100 anos da chegada dos pioneiros à região. As atividades começam nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, com Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz São Geraldo. Na sexta-feira, dia 25, às 8h, desfile cívico, na av. José Rodrigues Naves esquina com a av. Goiás, com encerramento no Lago Municipal Umberto Donato Ialacci. Nesse espaço haverá, ainda, aula show de gastronomia; Fest off Road – Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos, das 8 às 18h (ingresso: 1 kg de alimento não perecível); e show de Rio Negro e Solimões, às 22h.

No sábado, dia 26, às 16h, Festival Gastronômico de Goianira, no Lago Municipal Umberto Donato Ialacci; 18h30, Aula Show Leão BBQ; 19h30, Aula Show Dom Ralph (Linguiça e sanduíches); Fest off Road – Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos, das 8 às 18h (ingresso: 1 kg de alimento não perecível), no Parque Los Angeles, rodovia GO-070, ao lado da Secretaria Municipal de Infraestrutura; e show de Rick e Renner, às 22h, no Lago Municipal Umberto Donato Ialacci.  

O encerramento será no domingo, dia 27, com o GP do Centenário – largada às 8h30, no Lago Municipal Umberto Donato Ialacci, local que sediará, às 16h, o Festival Gastronômico de Goianira; às 17h, o Casamento Comunitário; e, às 20h, o show de Bruna Karla. O Fest off Road – Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos, será das 8 às 18h (ingresso: 1 kg de alimento não perecível), no Parque Los Angeles, rodovia GO-070, ao lado da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
 
História
As primeiras movimentações para ocupação das terras na região remontam à década de 1910, quando os padres redentoristas começaram o trabalho de evangelização e foram feitos os primeiros registros de terras e as primeiras construções. A organização do povoado propriamente teve início na década seguinte, com a divisão da Fazenda Boa Vista, a construção de uma Capela no largo que logo se tornou uma praça, sob a orientação dos padres redentoristas, e surgimento, ao seu redor, das primeiras casas residenciais e pequeno comércio.

As observações são do historiador Jales Naves, em livro que resgata a história de sua cidade natal, ao discorrer sobre o início da vila de São Geraldo, que se tornou distrito em 1935, por iniciativa do então secretário da Prefeitura de Campinas, Osório Carlos da Silva. O local teve duas outras denominações – Itaité, que durou pouco, e logo foi substituída para Itaim, que permaneceu por onze meses, mas não agradou a população – e, a partir de meados dos anos 1940, passou a se chamar Vila de Goianira, por sugestão da pioneira Maria Luiza Naves, que foi subprefeita em duas ocasiões. “Não há uma data precisa de quando foram adotados esses nomes e nem do definitivo. Também não foi localizado o documento que criou o distrito, já integrando Goiânia, e nomeou o primeiro subprefeito, Elias José de Carvalho”, afirmou.

O Município foi criado pela Lei nº 2.363, de 9 de dezembro de 1958, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e sancionada pelo então governador José Ludovico de Almeida. A iniciativa e a determinação dessa conquista histórica foram do vereador José Rodrigues Naves Júnior, conhecido como Zé Navinho e que pertencia à UDN, partido de oposição ao Governo do Estado. Ele residia e tinha seu domicílio eleitoral na então Vila de Goianira e a representava na Câmara Municipal de Goiânia.


Capa do livro de Jales Naves sobre a vila de São Geraldo

Essa sua luta, inclusive contra os políticos situacionistas da época, rendeu-lhe muitas dificuldades e inimizades, como muito bem relatou o escritor Vivaldo Jorge de Araújo em seu livro “História da Terra Branca e outras coisas mais”. Sua persistência, querendo a emancipação do Distrito para que tivesse condições de caminhar com seus próprios recursos e assim melhor definir seu destino, não foi bem compreendida e seus opositores, em determinados momentos, chegaram a agir até de forma violenta.
 
Zé Navinho soube trabalhar com seriedade e responsabilidade, em todos os flancos, com argumentos convincentes e que foram ampliando o rol dos entusiastas com a ideia. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Venerando de Freitas Borges, do PSD, que integrava a bancada governista no Legislativo estadual e muito acompanhou a vida do distrito e sua evolução, obtendo a sua aprovação.

A instalação se deu menos de um mês depois, no dia 4 de janeiro de 1959.
 
Depoimentos orais
Jales Naves utilizou, na construção da história de Goianira, memórias e depoimentos orais, objetos da historiografia relativamente recentes, que surgiram após a Segunda Guerra Mundial. As pesquisadoras Maria de Lourdes Monaco Janoti e Zitia de Paula Rosa, em trabalho publicado na “Revista Brasileira de História”, afirmam que essa forma de resgate histórico nasceu para se opor “ao domínio da história política positivista, baseada em documentação escrita”. Conforme explicaram, “é com a vitória do marxismo no Leste europeu e com a formação dos estados socialistas que a historiografia se volta decididamente para o estudo da questão social e passa a valorizar depoimentos e histórias de vida”, em especial de representantes de minorias, “objetivando elucidar lacunas encontradas no discurso dominante”.

O trabalho com depoimentos orais e histórias de vida concebe-se – de acordo com as autoras – como uma alternativa às interpretações estruturalistas e como um contraponto a determinado tipo de discurso homogeneizador, que não reconhece a pluralidade das diferentes versões sobre os acontecimentos.

Os depoimentos das pessoas que viveram essa trajetória foram transformados em reportagens a partir da história deles próprios, alguns publicados ou extraídos de obras do próprio personagem. “No final, os textos sobre pioneiros, por terem marcado a construção da cidade”, afirmou o autor, para explicar que esse detalhe ampliou e deu nova dimensão ao projeto de escrever a história de Goianira e de inseri-la num novo contexto da história de Goiás.
 
Atitude política
Ao escrever sobre o construtor de Goiânia, o então senador Iris Rezende, do PMDB, observou que Pedro Ludovico foi “leal com os companheiros e correto com os adversários”. Naves Júnior, que sempre mostrou coerência em suas atitudes políticas e soube reconhecer aqueles que somaram nas lutas que encampou, não importando o partido a que estavam ligados, em especial no caso da emancipação política de Goianira, também o via dessa forma. Como exemplo, nas eleições de 1962 ele defendeu e conseguiu o apoio do Diretório Municipal da UDN à candidatura a Senador do ex-governador Pedro Ludovico, que pertencia ao partido rival, o PSD, e o tinha apoiado em sua campanha para emancipar o distrito.

– “Íntegro, muito honesto e trabalhador, sempre preocupado com todos e, em especial, com a sua tão querida vila de São Geraldo, pela qual trabalhava em tempo integral, Zé Navinho foi referência na política em Goiás e uma grande reserva moral”, disse Daniel Carvalho, filho do casal de pioneiros Zaquias e Job Carvalho, o único que não nasceu em Goianira, e que fazia questão de demonstrar uma admiração muito grande por José Rodrigues Naves Júnior.

Daniel fez carreira no Governo de Goiás, chegando a superintendente da Secretaria de Transportes do Estado, quando se aposentou; atuou em órgãos federais, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), planejando e implantando as casas de saúde para os indígenas do Centro-Oeste; e trabalhou com vários políticos do PMDB, como o deputado federal Pedro Chaves.
 
Programação de aniversário dos 100 anos
* Dia 24 de março de 2022
Missa em Ação de Graças pelos 100 Anos de Goianira
Horário: 19:00 horas
Local: Igreja Matriz São Geraldo
 
* Dia 25 de Março de 2022
- Desfile Cívico
Horário: 08:00 horas
Local: Av. José Rodrigues Naves esquina c/ Av. Goiás, encerramento no Lago Municipal Umberto Donato Ialacci.
- Aula Show de Gastronomia
- Show – Rio Negro e Solimões
Horário: 22:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
- Fest off Road – Entrada: 1kg de alimento não perecível
(Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos)
Horário: Das 08h às 18 horas
Local: Parque Los Angeles – GO-070 – Ao lado da Secretaria de Infraestrutura.
 
* Dia 26 de março de 2022
- I Festival Gastronômico de Goianira
Horário: 16:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
 - 18:30 - Aula Show Leão BBQ
- 19:30 – Aula Show Dom Ralph (Linguiça e sanduíches)
- Show: Rick e Renner
Horário: 22:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
- Fest off Road – Entrada: 1kg de alimento não perecível
(Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos)
Horário: Das 08h às 18 horas
Local: Parque Los Angeles – GO-070 – Ao lado da Secretaria de Infraestrutura.
 
* Dia 27 de março de 2022
- GP do Centenário
Horário: 08:30 horas (largada)
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
- I Festival Gastronômico de Goianira
Horário: 16:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
- Casamento Comunitário
Horário: 17:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci
- Show – Bruna Karla
Horário: 20:00 horas
Local: Lago Municipal Umberto Donato Ialacci.
- Fest off Road – Entrada: 1kg de alimento não perecível
(Fusca Cross, Jeep Cross, Extreme, Passeio off Road, Encontro de motos e Exposição de carros antigos)
Horário: Das 08h às 18 horas
Local: Parque Los Angeles – GO-070 – Ao lado da Secretaria de Infraestrutura.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351