A Redação
Goiânia - O Tribunal de Contas do Estado de Goiás anunciou nesta sexta-feira (25/2) que vai publicar um livro sobre o estudo das políticas públicas voltadas para as questões do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. O produto, coordenado pela Secretaria de Controle Externo, conta com o apoio da Escola Superior de Controle Externo Aélson Nascimento (ESCOEX) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). O lançamento está previsto para o segundo semestre.
O intuito é entender os principais desafios e elencar possíveis soluções relacionadas a esta temática. Nesta busca por garantir a efetividade da gestão dos recursos públicos de forma regular, a Corte de Contas Goiana criou um Grupo de Trabalho (GT), por meio da Portaria nº 318/2021, para realizar esta pesquisa.
Desde junho de 2021, o Tribunal realiza ações para discutir esta abordagem. A atividade inicial foi o Diálogo Público com representantes de órgãos governamentais, setores políticos, da área acadêmica e da sociedade civil organizada. As práticas têm como objetivo a ampliação do debate sobre as adversidades do transporte coletivo.
A expectativa é que a publicação do produto final ocorra até o mês de agosto e esteja disponível aos órgãos envolvidos na política de mobilidade urbana e prestação de serviços de transporte coletivo, bem como à população. O Tribunal de Contas pretende contribuir para a concretização das metas propostas, de forma a atender aos anseios da sociedade.
Além disso, o Tribunal espera estabelecer uma integração entre os órgãos de controle, a administração pública e as entidades responsáveis por pesquisas referentes à avaliação de políticas públicas. A finalidade é apresentar propostas para o enriquecimento do debate e a melhoria do desempenho das políticas públicas de mobilidade urbana.