A Redação
Goiânia - O Serviço Social da Indústria (Sesi Goiás) assumiu a gestão de uma escola pública do município de Alto Horizonte, no Norte do Estado. A iniciativa é a primeira do país e conta com a parceria da prefeitura da cidade. O Colégio Municipal Militarizado Professor Divino Bernardo Gomes inclui turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e conta com 771 alunos.
A iniciativa, que ganhou status para apresentação durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), na segunda-feira (14/02), pode tornar-se “espelho” para outras administrações municipais, segundo o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, e o diretor de Educação e Tecnologia das instituições, Claudemir Bonatto, que apontaram Pires do Rio, no Sudeste Goiano, como provável próximo multiplicador da experiência.
Para a prefeitura de Alto Horizonte – cidade com cinco escolas e população estimada em 6,6 mil habitantes –, o Sesi assumiu com o prefeito Luiz Borges da Cruz compromissos como a nomeação da diretora, professora Suelma Maidana, responsável pela gestão pedagógica e administrativa da escola, e o desenvolvimento do projeto político pedagógico alinhado à proposta pedagógica do sistema estruturado de ensino do Sesi Nacional.
O Sesi ainda cuidou da seleção do quadro de colaboradores técnicos e docentes e colocou em andamento plano de investimento de melhoria da infraestrutura física (espaços de aprendizagem, espaço maker, laboratório de robótica, biblioteca e outros necessários para o alinhamento ao conceito da Escola Sesi de referência); e a implantação da Escola Trilíngue, inserindo inglês e programação como disciplinas.