Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Trabalho foi publicado internacionalmente | 01.02.22 - 21:05
(Foto: reprodução/pixabay)A Redação
Goiânia – O serviço de cashback, que tem o objetivo de fidelizar o cliente dando algo em troca tem se popularizado no Brasil e no mundo. Uma pesquisa recém-publicada no Journal of Business Research (JBR) sobre o fenômeno do cashback no varejo teve a colaboração do professor Marcos Severo, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A pesquisa analisou as implicações de programas de cashback para variáveis de desempenho do varejo, como tíquete médio e receita do varejista, e percebeu que há vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores que podem criar um comportamento de lealdade do cliente.
Os pesquisadores utilizaram uma base de dados de sete lojas de uma rede de supermercados ao longo de 14 meses. Os autores elaboraram um modelo teórico que admitia a existência de duas “fontes” de cashback, geração e resgate. A lealdade foi incluída no modelo a partir da identificação da intensidade de repetição de compras do programa, por loja e ao longo do tempo. Os resultados possibilitaram identificar a influência direta das duas fontes de cashback como estratégia promocional, bem como o efeito mediador das compras repetidas nesse contexto.
O periódico Journal of Business Research é o principal veículo de publicação da subárea de negócios (Business) do mundo e o 28º na área de Administração. A pesquisa foi desenvolvida em cooperação do professor da UFG com Valter Vieira (Universidade Estadual de Maringá), Evandro Lopes (Uninove) e Raj Agnihotri (Iowa State University).