A Redação
Goiânia - O mineiro dom João Justino de Medeiros Silva será o novo arcebispo de Goiânia. A informação foi confirmada na quinta-feira (9/12), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele assumirá o lugar de dom Washington Cruz, que pediu renúncia do cargo por motivos de idade. A mudança foi acolhida pelo Papa Francisco.
O arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino, é atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).
Washington Cruz, de 75 anos, nasceu no interior da Bahia e foi nomeado arcebispo para a arquidiocese de Goiânia em 2002. "Seu desejo é permanecer, como arcebispo emérito, em Aparecida de Goiânia, na grande região metropolitana da capital de Goiás", diz comunicado do CNBB.