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Eixo Norte-Sul

Conclusão das obras do BRT na Praça Cívica fica para abril ou maio

Secretário diz que chuvas atrasaram trabalho | 25.11.21 - 12:03
Conclusão das obras do BRT na Praça Cívica fica para abril ou maio (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)Augusto Diniz

Goiânia
- As obras de construção do BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul na Praça Cívica, em Goiânia, completaram nesta quinta-feira (25/11) 124 dias de interdição do anel interno da Rua 82. A previsão inicial de conclusão do trecho era de 75 dias, com primeira data de entrega a partir de 6 de outubro, o que anteciparia o aniversário de 88 anos da capital. Em entrevista ao jornal A Redação, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fausto Sarmento, afirmou que a conclusão completa, com as plataformas de embarque e desembarque, deve ocorrer em abril ou maio de 2022.

"A chuva está impactando o pavimento do anel interno da Praça Cívica", explicou Sarmento ao justificar o atraso na conclusão das obras do BRT Norte-Sul no trecho. De acordo com o titular da Seinfra, depois da conclusão da pavimentação do anel externo, foi possível avançar de 60¨% a 70% na parte interna da Rua 82, que será de tráfego exclusivo para veículos do transporte coletivo da Região Metropolitana.

Para Sarmento, mesmo com o atraso em 49 dias da previsão inicial de entrega da obra, a conclusão em novo prazo não deve ter grande repercussão. Isso porque a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para construir as plataformas de embarque e desembarque na Praça Cívica, tombada como parte do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia só veio no mês de novembro.

O secretário atribui ao período chuvoso a necessidade de definir nova previsão de entrega do trecho da Praça Cívica do BRT Norte-Sul. "Devemos concluir de abril para maio as plataformas. O pavimento terminamos ainda este ano", projetou Sarmento. Para o titular da Seinfra, a trégua dada pela chuva nos últimos dois a três dias sem precipitações no Centro da capital podem ajudar a acelerar novamente os trabalhos no local. "Estamos em um veranico, no terceiro dia sem chuva. Com três dias sem chuva o solo já seca."

Sarmento explicou que a parte de concreto da obra não é tão afetada pelas chuvas. "Se não estiver chovendo a gente faz." Mas a base do pavimento é bastante atingida pela água. "Estamos correndo para terminar essa obra. Vamos resolvendo gradativamente os problemas", declarou.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, assim que o pavimento ficar pronto, o trânsito do anel externo da Rua 82 deve melhorar. Sobre o fato de não haver trânsito de ônibus na parte concluída da pista da Rua 84, entre a Praça Cívica e a Praça do Cruzeiro, Sarmento afirmou que é preciso utilizar veículos maiores para acessar as plataformas, que são altas para os modelos convencionais do transporte coletivo. "Os ônibus são pequenos e suas portas ficam do lado direito. O embarque e desembarque nas plataformas é alto e feito pela esquerda dos veículos."

Relembre
A data inicial de conclusão da edificação do trecho não foi cumprida. No dia 27 de outubro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou ao jornal A Redação que o período chuvoso deixou o terreno muito umido, o que atrapalhou o andamento da obra. A nova previsão era para que em "meados de novembro" a construção fosse concluída na Praça Cívica. Agora somente em abril ou maio de 2022 toda a obra estará pronta, o que inclui as plataformas de embarque e desembarque.

De acordo com com engenheiro Gideon de Paula, do Consórcio BRT Goiânia, responsável pela obra do BRT Norte-Sul, as chuvas deixaram o solo muito úmido, o que impede um andamento mais ágil da construção no anel interno da Praça Cívica. "Ainda não [temos previsão de conclusão da obra]. Essa semana choveu. Medimos a taxa de umidade do material, infelizmente está muito molhado", afirmou o engenheiro.

Gideon disse, assim como o secretário de Infraestrutura Urbana, que só depois do fim das chuvas é possível dar ritmo mais acelerado à conclusão do trecho. "Estamos fazendo as bocas de lobo, travessias semafóricas, uma lombofaixa em frente ao Palácio Pedro Ludovico e a selagem do pavimento."

Travessia dos pedestres
Uma reclamação dos pedestres na região da Praça Cívica, a falta de um local adequado para atravessar e não ter de passar pelo canteiro de obras, a lombofaixa foi instalada recentemente. O nome lombofaixa se refere a uma elevação no nível da faixa de pedestres no pavimento, como ocorre em uma lombada, para que o motorista veja com mais facilidade que naquele trecho da via é feita a travessia a pé e reduza a velocidade.

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