Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Ministério da Saúde autorizou nova aplicação | 22.11.21 - 09:36
Brasil vai adotar a mesma lógica dos outros imunizantes na campanha contra o coronavírus, com recebimento de três doses (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)Augusto Diniz
Goiânia - A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, confirmou ao jornal A Redação que Goiás aguarda a chegada de nova remessa da vacina Janssen para iniciar a aplicação da segunda dose. Como foi anunciado na terça-feira (16/11) da semana passada pelo Ministério da Saúde, o Brasil vai adotar a mesma lógica dos outros imunizantes na campanha contra o coronavírus, com recebimento de três doses.
Com a nova diretriz de imunização contra a covid-19 para a Janssen, o imunizante da Johnson & Johnson passa a seguir o que já é feito no Brasil com a Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac: a aplicação de três doses da vacina, duas para completar o ciclo de imunização e uma terceira de reforço. A diferença é que, no caso da Janssen, após a segunda dose, a terceira ou de reforço deverá ser de outra marca.
Em Goiânia, por exemplo, a aplicação de terceira dose já começou na semana passada. Um dos pré-requisitos é que a pessoa respeite um intervalo de cinco meses em relação à última aplicação. Nesta segunda-feira (22/11), são atendidas pessoas entre 30 e 39 anos.
De acordo com Flúvia, o Ministério da Saúde ainda não mandou o novo lote de doses da Janssen para Goiás. Segundo o anúncio mais recente do ministro Marcelo Queiroga em relação ao imunizante da Johnson & Johnson, o intervalo entre a primeira e a segunda doses será de dois meses. Como a primeira remessa aos Estados foi enviada em junho e julho, quem tomou o imunizante Janssen já pode receber a segunda aplicação.
"Será um intervalo de dois meses da primeira dose. O foco é a aplicação da segunda dose com a Janssen. Depois, a terceira dose será aplicada cinco meses depois com outra marca de vacina", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.
O Ministério da Saúde comprou 38 milhões de doses da vacina Janssen contra a covid-19. Até o momento, foram enviadas a Goiás 151 mil doses, das quais 27.178 foram utilizadas em Goiânia, 16.710 em Aparecida de Goiânia e o restante distribuído para outros municípios goianos. Flúvia Amorim afirmou ao AR que a previsão é de chegada da nova remessa do imunizante até o final de dezembro.
Novas doses
Na quinta-feira (18/11), o Ministério da Saúde anunciou que chegaram ao Brasil mais 1 milhão de doses da Janssen para ser aplicada contra a covid-19. "Nos próximos dias, Estados e Distrito Federal receberão as remessas", informou a pasta. De acordo com a programação do ministério, devem ser encaminhadas, ainda em novembro, 7,8 milhões de doses da Janssen e 28,4 milhões em dezembro.
Em junho, o País recebeu 1,5 milhão de imunizantes Janssen, o que subiu para mais de 3 milhões após doação dos Estados Unidos.