Augusto Diniz
Goiânia - Aparecida de Goiânia decidiu que só vai discutir a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos a partir do momento em que pelo menos 70% da população da cidade da Região Metropolitana de Goiânia tiver completado o ciclo vacinal contra a covid-19. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao jornal A Redação na manhã desta quarta-feira (3/11).
Na última atualização das vacinas aplicadas em Aparecida de Goiânia contra a covid-19, no dia 25 de outubro, 83,74% da população a partir de 12 anos na cidade havia recebido a primeira dose do imunizante, num total de 400.219. A partir dessa idade, a população em idade apta a tomar a vacina totaliza 477.878 habitantes.
Ao considerar o corte populacional feito pela SMS de Aparecida para divulgar os dados, 66,25% dos habitantes com 12 anos ou mais receberam as duas doses da vacina ou o imunizante em dose única. São 248.472 moradores da cidade que tomaram o ciclo completo em duas doses e 16.710 em dose única.
A população de Aparecida de Goiânia está estimada em 601.844, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando consideramos a população total da cidade, 66,49% dos habitantes de Aparecida tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. Com a segunda dose ou o imunizante em dose única, o percentual de moradores que completaram o clico de vacinação é de 44,06%.
Em nota, a SMS de Aparecida informou que "acompanha o avanço da vacinação para reavaliar o uso obrigatório da máscara no município". "Quando pelo menos 70% da população estiver completamente imunizada, isto é, com o esquema vacinal completo, o assunto poderá ser debatido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à covid-19, mediante análises técnicas e científicas", descreve o texto da nota enviada ao AR.
Confira a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia:
"A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que acompanha o avanço da vacinação para reavaliar o uso obrigatório da máscara no município. Quando pelo menos 70% da população estiver completamente imunizada, isto é, com o esquema vacinal completo, o assunto poderá ser debatido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à covid-19, mediante análises técnicas e científicas".
Leia mais:
Goiânia ainda não tem planos para flexibilizar uso de máscara
DF flexibiliza uso de máscaras a partir desta quarta-feira (3/11)
Ismael Alexandrino diz que ainda não é hora de tirar máscara