A Redação
Goiânia - A 2ª edição do UFG Fashion Business será toda virtual e ocorre entre os dias 10 e 11 de junho, com apresentação de 21 projetos de alunos do curso de Design de Moda e da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A realização conjunta envolve a UFG, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o governo federal. A coordenação é da professora Lorena Pompei Abdala, e a programação pode ser acessada.
No intuito de desenvolver trabalhos que proporcionem maior imersão ao mercado profissional, estímulo ao empreendedorismo e inovação, o projeto tem como foco principal fomentar o protagonismo discente ao colocá-los como agentes ativos, desde a fase da geração de ideias até a regulamentação legal de uma marca de moda.
Contudo, é importante ressaltar que o entendimento de empreendedorismo é utilizado na perspectiva de estimular o questionamento das ordens postas e buscar oportunidades criativas dentro do cenário. A realização do evento é uma oportunidade para apresentar à comunidade externa as possíveis e amplas atuações do campo da moda, que vão além do estilismo.
Desta forma, nos guiamos pelas ferramentas pedagógicas do Business Model Canvas, voltado para a resolução de problemas, através de técnicas como o pensamento lateral e teorias sobre inovações de incrementos e disruptivas.
A orientação do projeto foi guiada pelas políticas de inovação da UFG, previstas na resolução do Conselho Universitário (CONSUNI), nº 11/2018, conforme descrito no link https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2018_0011.pdf
A inovação é ação transversal, que permeia as atividades fundamentais e indissociáveis da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e que envolve novos processos, teorias, serviços e produtos, ou seu melhoramento, resultando em desenvolvimento econômico e social, (CONSUNI, nº 11/2018).
História e parcerias
A primeira edição do UFG Fashion Business, realizada em 2019, apresentou 13 propostas de negócios de moda, na 2ª Mostra de Inovação, dentro do 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX). Neste ano, 2021, a segunda edição do evento acontecerá em formato digital, devido às incertezas da pandemia da covid-19.
O projeto, desde sua primeira edição, conta com as colaborações da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI/UFG), Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR / UFG) e com o Sebrae Goiás.
Neste ano, terá o apoio do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI/GO), bem como a participação dos professores do curso de Design de Moda: Breno Tenório de Abreu, Lavinnia Gomes Seabra e Rosa Berardo. Haverá, também, o apoio do professor Ítalo Camilo da Silva Nogueira da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG e da psicóloga Lívia Mesquita, da equipe do programa “Saudavelmente” da UFG.
A troca de expertise com os apoiadores foi estratégica, sendo uma forma de experienciar como os campos de saberes se complementam dentro da cadeia produtiva da moda.
Sendo assim, o projeto é por natureza e essência colaborativo e interdisciplinar, visando uma maior interação com a comunidade, não somente a acadêmica, mas também a sociedade em geral.
Serviço
Evento: UFG Fashion Business – 2ª Mostra de Inovação
Data: 10 e 11 de junho de 2021
Horário: dia 10/6, das 9h às 21h (com intervalos); e dia 11/6, das 14h às 20h (com intervalos)
Formato: virtual
Programação: https://publica.ciar.ufg.br/projetos/ufgfashionbusiness/2_edicao/index.html#projeto
Realização: Universidade Federal de Goiás (UFG): Saudavelmente | PRPI | CEI | CIAR | FAV | PROEC; Sebrae Goiás; Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); governo federal