Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Universidade vai ceder estrutura de freezers | 05.05.21 - 16:16
(Foto: Alejandra De Lucca V. / Minsal) A Redação
Goiânia - Goiás já tem um novo local com capacidade de abrigar até 1 milhão de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNtech. A Universidade Federal de Goiás divulgou essa semana que já está pronta para abrigar as doses em seus freezers de baixas temperaturas.
Uma parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Suvisa/SES) está sendo firmada para que a universidade ceda a infraestrutura para o armazenamento das vacinas. Já a gestão dos imunizantes continuará com o governo estadual e a logística do processo em Goiânia fica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
"Nós estamos mobilizados ao máximo para colaborar com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Goiânia no sentido de oferecer aquilo que temos disponível para contribuir com esse esforço tão crucial para a sociedade goiana e goianiense", ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho.
As vacinas Pfizer/BioNTech exigem uma refrigeração de -70ºC e esse tipo de refrigerador não é encontrado nas unidades de saúde convencionais e são de alto custo. A estimativa é de que cada um desses equipamentos seja comercializado entre 10 mil e 40 mil dólares, quando adquiridos para pesquisa e armazenamento de material. Por isso, a expectativa é que a parceria do Governo de Goiás com a UFG poderá agilizar a vacinação da população goiana.
Segurança
Os imunizantes devem ser abrigados no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). O local, segundo a UFG, reúne as condições de armazenar maior quantidade de doses e contar com sistema de segurança, biossegurança, alarme de incêndio, câmeras de monitoramento do circuito interno e gerador elétrico com a potência necessária para suportar esse tipo de equipamento.
O Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) da universidade também está disponibilizando outros oito freezers de -20ºC para quando for necessário iniciar o processo de distribuição de frascos da vacina para outros municípios goianos. Além dos equipamentos, a UFG, por meio do IPTSP, está cedendo o espaço físico de laboratório para organizar as partições dos frascos.