Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

COVID-19

Confira o novo decreto que restringe atividades em Goiânia

Medidas buscam conter o avanço da pandemia | 23.02.21 - 08:20 Confira o novo decreto que restringe atividades em Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)A Redação

Goiânia - A Prefeitura de Goiânia publicou, na noite de segunda-feira (22/2), um novo decreto com medidas para conter a propagação da covid-19. A partir desta quinta-feira (25/2), estão proibidos eventos privados como festas, batizados e casamentos, inclusive em salões de festas de condomínios na capital goiana.  

Clique aqui e confira a íntegra do decreto.
 
O comércio na Região da 44 teve os seus dias e horários de funcionamento restringidos. No local, as lojas só devem funcionar de quarta a sábado, das 7h às 15h.
 
Bares e restaurantes devem funcionar entre 8h e 22h, sem música, respeitando a capacidade de 50%. Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar entre 6h e 22h. Não há restrições para serviços de delivery. 
 
Permanece autorizada a realização das Feiras Especiais cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). A abertura do Mercado Centro Comercial Popular e do Mercado Aberto, ambos no setor Central, continua autorizada. 
 
O funcionamento das academias, quadras poliesportivas e ginásios fica autorizado, desde que obedecidos os protocolos de saúde e respeitado o limite máximo de 30% da capacidade de acomodação. 

Os cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas ficam autorizados a ocorrer em qualquer dia da semana, quantos forem necessários por dia, desde que obedecidos os protocolos com a lotação máxima de até 30% de sua capacidade de pessoas sentadas. "O prefeito Rogério Cruz compreende a necessidade da população de buscar amparo religioso neste momento", disse Andrey Azeredo, secretário municipal de governo.
 
Sobre o transporte coletivo, o decreto diz que o uso de máscaras de proteção facial nos terminais e no interior dos veículos é obrigatório e que as concessionárias do sistema de transporte público adotarão medidas de higienização e ventilação nos veículos que operam no âmbito do município de Goiânia. O decreto trata da limpeza dos veículos, que  deve ser feita nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, pega-mão, corrimão e apoios em geral. 

O decreto aponta ainda que "os titulares dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal adotarão como regra o sistema de home office, com a realização das atividades de forma remota, em sistema de revezamento, mantendo-se presencialmente o quantitativo de 50% dos servidores, desde que seja suficiente para não prejudicar os usuários dos serviços públicos".

O funcionamento dos parques Zoológico e Mutirama também serão mantidos, porém, sobre o Mutirama, o decreto colocou algumas especificações: controle de acesso de no máximo mil pessoas por dia com horário reduzido de funcionamento de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h. Cinemas, teatros e espetáculos continuam proibidos.
 
E tem multa para quem descumprir as determinações do decreto, no valor de R$ 4.705,30 , sendo possível aumentar, por causa de fatores agravantes sobre as medidas sanitárias. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351