A Redação
Goiânia - A Caoa, empresa do setor automotivo, anunciou nesta sexta-feira (12/2), durante videoconferência com o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, a criação de um segundo turno de trabalho que vai gerar 1.134 novos empregos na unidade instalada em Anápolis.
Os dirigentes da marca afirmaram que a expansão dos negócios, mesmo em meio à pandemia da covid-19, e as oportunidades oferecidas à mão de obra local são resultado dos incentivos do Governo de Goiás. “Isso mostra nossa maneira certa de governar”, resumiu o governador sobre as políticas de atração de empresas adotadas pelo Estado.
O cronograma do grupo automotivo prevê expansão na produção de veículos, o que explica a abertura de novos postos de trabalho. O turno extra deve entrar em operação no segundo semestre, a partir da contratação e treinamento dos novos colaboradores.
A estimativa da Caoa é que cada emprego direto gerado possibilite, no futuro, a criação de outros 12 indiretos, o que aproxima da marca total de 15 mil postos de trabalho. "Isso é muito importante para o país, para o Estado e o município”, afirmou o fundador e atual presidente do Conselho de Administração da Caoa, Carlos Alberto Oliveira Andrade.
Durante o encontro on-line, o CEO da Caoa, Mauro Luis Correia, apresentou os próximos passos do grupo a partir da ampliação do número de colaboradores. “Nosso objetivo é figurar entre as 10 maiores marcas do Brasil”, pontuou. Esse planejamento, disse, foi possível especialmente a partir de novembro do ano passado, quando a empresa anunciou investimento de R$ 1,5 bilhão na região de Anápolis, em um prazo de cinco anos. Isso após o Centro-Oeste ser reinserido na política de incentivos fiscais para o setor automobilístico, graças à Medida Provisória 987/2020.
“O trabalho do governador Ronaldo Caiado para garantir os incentivos para Goiás foi fundamental e agora o povo goiano colhe os frutos com o crescimento da indústria”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti. Também presente à reunião, o deputado federal Efraim Filho elogiou a capacidade de articulação do governador para garantir a aprovação da MP 987/2020, na reta final do ano. “Só o Caiado para conseguir, com o prestígio dele, um negócio desses.” Na mesma linha, o ex-senador Cássio Cunha Lima afirmou que “se não fosse o envolvimento pessoal e espírito público do governador Caiado, nada disso teria acontecido”.
O titular da SIC informou não ser por acaso a liderança de Anápolis na geração de empregos em Goiás no ano de 2020, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Do saldo positivo de 26.258 empregos com Carteira de Trabalho assinada em todo o Estado, o município contribuiu com 5.265, sendo que 3.201 foram da indústria. “Os indicadores econômicos relativos a Anápolis, e agora o anúncio da geração de mais de mil empregos diretos pela Caoa, mostram que o município apresenta potencial de crescimento e segue célere para se transformar num parque industrial automobilístico”, disse Vitti.
Além da expansão do grupo automotivo, o município terá, em breve, outros importantes anúncios que fortalecerão ainda mais seu desenvolvimento. Na videoconferência, o governador mencionou a ida do presidente Jair Bolsonaro a Anápolis, em 4 de março, para viabilizar a instalação do Centro de Excelência Ferroviário. E ainda a possibilidade de investidores chineses, da Huawei, instalarem um novo negócio na região. “O prefeito ainda não sabe, mas o município foi definida por nós para essa nova plataforma”, disse.
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, parabenizou o empenho de Caiado na busca por investidores para Goiás. “É uma pessoa que trabalha em prol do Estado e preocupado com a população”, disse. O gestor municipal também ofereceu à Caoa a possibilidade de parceria para garantir cursos profissionalizantes aos novos trabalhadores.