Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

RETROSPECTIVA

Relembre mortes que marcaram 2020 em Goiás, no Brasil e no mundo

AR listou 36 nomes que faleceram neste ano | 28.12.20 - 17:37 Relembre mortes que marcaram 2020 em Goiás, no Brasil e no mundo (Foto: Arte/A Redação)
Théo Mariano
 
Goiânia - O ano de 2020 foi marcado pela devastadora pandemia da covid-19, que matou quase 2 milhões de pessoas, e diversas dessas perdas foram de personalidades relevantes para a história goiana, brasileira e mundial. Além disso, houve outras despedidas pelos mais diversos motivos.

Desde os esportes, com as mortes do ídolo argentino Diego Armando Maradona e do astro estadunidense Kobe Bryant, até no universo da cultura, com as perdas do ator Chadwick Boseman, Moraes Moreira e, mais recentemente, Nicette Bruno.
 
Já foram mais de 360 dias de nós na garganta, surpresas infelizes e o drama, principalmente para brasileiros, de ser obrigado, em tempos de pandemia, a lidar com a desinformação e a falta de uma estratégia exata para se combater a covid-19, que até pouco depois da metade deste mês fez quase 190 mil mortos no país. Os nomes citados nesta lista não morreram apenas pelo novo coronavírus. Confira:
 
Janeiro
 

Kobe Bryant (à esquerda), Ibsen Pireinho (ao centro) e Marcelo Seixo (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
Kobe Bryant
O astro do basquete morreu no dia 26 de janeiro, aos 41 anos de idade, em um acidente de helicóptero, em Los Angeles (EUA). A tragédia ainda envolveu sua filha, Gianna Bryant, que faleceu aos 13 anos.
 
Ibsen Pinheiro
O político foi responsável pela abertura do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Pinheiro, ex-presidente da Câmara Federal, morreu em 24 de janeiro, aos 84 anos, em Porto Alegre (RS), após parada cardiorrespiratória.
 
Marcelo Seixo de Brito e Silva
Professor da Universidade Federal de Goiás, Marcelo morreu aos 48 anos, no dia 13 de janeiro, em decorrência de metástase. Ele atuava no Instituto de Ciências Biológicas.
 
Fevereiro

Zé do Caixão (à esquerda), Kirk Douglas (ao centro) e Asa Branca (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)

Zé do Caixão
Considerado como o pai do gênero "Terror" nas telas do cinema brasileiro, o cineasta José Mojica Marins morreu em 19 de fevereiro, aos 83 anos de idade, na cidade de São Paulo.

Kirk Douglas
O ator norte-americano faleceu aos 103 anos, em Beverly Hills, no dia 5 de fevereiro. Pai de Michael Douglas, Kirk recebeu três indicações aos Oscar em sua carreira.

Asa Branca
Conhecido como "lenda dos rodeios", faleceu no dia 4 de fevereiro, em São Paulo, o locutor Asa Branca, após travar luta contra câncer de boca descoberto em 2017. Ele tinha 57 anos.
 
Março

Kenny Rogers (à esquerda), Gustavo Bebbiano (ao centro) e Manoel dos Reis e Silva (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Kenny Rogers
O cantor nascido nos Estados Unidos morreu no dia 20 de março, aos 81 anos de idade, em seu país de nascença, por causas naturais. Rogers foi vencedor do Grammy por três vezes.

Gustavo Bebbiano
Um dos principais apoiadores e articuladores da campanha do presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente do PSL morreu em Teresópolis, aos 56 anos, vítima de enfarte no dia 14 de março.

Manoel dos Reis e Silva
Ex-prefeito de Goiânia (1970-1974), Manoel dos Reis e Silva faleceu no dia 13 de março aos 94 anos de idade. Ele foi um dos fundadores do Country Club da capital
 
Abril

Rubem Fonseca (à esquerda), Moraes Moreira (ao centro) e Adelita Ribeiro da Silva (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Rubem Fonseca
Um dos grandes nomes da literatura brasileira, Fonseca morreu em 15 de abril após sofrer enfarte no Rio de Janeiro, aos 94 anos. O escritor deixa relevantes obras como "Agosto", "O Caso Morel" e "O Selvagem da Ópera".
 
Moraes Moreira
O artista brasileiro moreu aos 72 anos, no Rio de Janeiro, no dia 13 de abril. Baiano, Moreira ganhou destaque com o grupo Novos Baianos. A partir de 1976, ele iniciou carreira solo e se tornou o primeiro cantor a subir em um trio elétrico.
 
Adelita Ribeiro da Silva
Enfermeira em Goiânia, Adelita foi a primeira profissional de saúde da a morrer pela covid-19 no Estado. Ela tinha 38 anos de idade e não apresentava nenhuma comorbidade. Sua morte foi no dia 4 de abril.
 
Maio

Zuleica Martins Arruda Unes (à esquerda), Little Richard (ao centro) e Aldir Blanc (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Zuleica Martins Arruda Unes
Farmacêutica e bioquímica, Zuleica faleceu aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória, no dia 28 de maio. Ela era professora aposentada da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Patologia Tropical da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Little Richard
Cantor, compositor e pianista, Richard Wayne Penniman faleceu aos 87 anos, de tumor ósseo, no dia 9 de maio. Ele foi eleito pela revista Rolling Stone como o 8º maior artista da música de todos os tempos.
 
Aldir Blanc
Um dos grandes nomes da cultura brasileira, o letrista Aldir Blanc foi um dos principais compositores da música nacional. Aos 73 anos, faleceu no Rio de Janeiro em decorrência da covid-19, no dia 4 de maio.
 
Junho

Nair Xavier Lobo (à esquerda), Carlos Lessa (ao centro) e Ubirajara de Sales (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Nair Xavier Lobo
Ex-deputada federal morreu em 9 de junho, após luta contra o câncer de tireóide. Ela nasceu em Anápolis e foi eleita para o cargo no Legislativo por duas vezes. Nair Lobo faleceu em Brasília.
 
Carlos Lessa
Vítima da covid-19, o ex-presidente do BNDES morreu no dia 5 de junho, aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Em 2002, Lessa foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ubirajara de Sales
O policial militar foi a primeira vítima da covid-19 entre membros da corporação em Goiás. O soldado tinha 37 anos e estava na Polícia Militar há seis anos. Sua morte foi registrada no dia 1º de junho.
 
Julho

Rodrigo Rodrigues (à esquerda), Danilo de Souza (ao centro) e Naya Rivera (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Rodrigo Rodrigues
Uma das vítimas da covid-19, o jornalista esportivo Rodrigo Rodrigues faleceu aos 45 anos, no dia 28 de julho, após trombose venosa cerebral causada pelo vírus.

Danilo de Souza
Com apenas sete anos de idade, o garoto foi encontrado morto em Goiânia no dia 28 de julho, depois de sete dias desaparecido. No inquérito, a polícia concluiu que um vizinho do menino foi responsável pela morte, por desavenças com o padrasto de Danilo. Ele teria praticado o crime como forma de tentar atribuir culpa ao homem casado com a mãe da vítima.

Naya Rivera
Conhecida por seu papel na série Glee, a atriz foi encontrada morta aos 33 anos, no dia 8 de julho, vítima de afogamento na Califórnia (EUA).  
 
Agosto

Chadwick Boseman (à esquerda), Washington Novaes (ao centro) e Dom Pedro Casaldáliga (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Chadwick Boseman
O pantera negra nos cinemas, Chadwick Boseman faleceu no dia 28 de agosto, aos 43 anos, após batalha silenciosa contra o câncer. Ele foi ator, diretor e roteirista.

Washington Novaes
Pioneiro do Jornalismo Ambiental no Brasil, o jornalista Washignton Novaes, que era colunista do jornal A Redação, faleceu aos 86 anos em Aparecida de Goiânia no dia 24 de agosto.
 
Dom Pedro Casaldáliga
Bispo católico, o espanhol Casaldáliga morreu aos 92 anos de idade em 8 de agosto. Ele ficou conhecido pela defesa aos direitos humanos, principalmente de povos indígenas.
 
Setembro

Quino (à esquerda), Parrerito (ao centro) e Edson Costa (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
Quino
Pai da "Mafalda", o cartunista argentino morreu em Mendoza aos 88 anos, no seu país de naturalidade. Joaquín Salvador Lavado Tejón faleceu no dia 30 de setembro.
 
Parrerito
Vítima da covid-19, um dos integrantes do Trio Parada Dura morreu em Belo Horizonte, aos 67 anos de idade, em 13 de setembro. Eduardo Neves Borges nasceu na cidade carioca São Fidélis.
 
Edson Costa
O jornalista faleceu em Goiânia aos 85 anos de idade no dia 10 de setembro. Edson Costa era portador de Alzheimer e Parkinson. Na imprensa goiana, o profissional ganhou notoriedade pela cobertura da área policial.
 
Outubro

Marcus Aprígio Chaves e Frank Assis (acima à esquerda), João Rodrigues Cocá (abaixo à esquerda) e Sean Connery (à direita)
 
Sean Connery
Ator escocês, Thomas Sean Connery é conhecido por sua atuação como James Bond, na saga 007. Após deixar o personagem, participou de obras como Indiana Jones e a Última Cruzada e Os Intocáveis. Ele morreu aos 90 anos, nas Bahamas, em 30 de outubro.

Frank Alessandro Carvalhaes de Assis e Marcus Aprígio Chaves
O assassinato dos advogados parou Goiânia em outubro. Frank Assis e Marcus Aprígio foram mortos no dia 28 de outubro por dois homens, supostamente contratados por um fazendeiro que perdeu ação judicial para ambos. 
 
João Rodrigues Cocá
Diretor do Aparecidense, Cocá foi outra vítima da covid-19. Ele tinha 54 anos de idade e estava internado em Goiânia. João Rodrigues deixou esposa e dois filhos. Sua morte aconteceu no dia 18 de outubro.
 
Novembro

Diego Maradona (à esquerda), Francisco Camargo (ao centro) e Tom Veiga (à direita) / (Foto: Arte/A Redação)
 
Diego Armando Maradona
Ídolo argentino do futebol, Maradona morreu aos 60 anos após parada cardiorrespiratória no dia 25 de novembro. À época, o jogador aposentado se recuperava de cirurgia na cabeça. Ele estava em Buenos Aires, na Argentina. 

Francisco José de Camargo
Pai da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, Francisco faleceu aos 83 anos, após 14 dias de internação em Goiânia. A causa de sua morte foi uma parada cardiorrespiratória no dia 23 de novembro.

Tom Veiga
O Louro José, conhecida companhia das manhãs da apresentadora Ana Maria Braga, Tom Veiga faleceu aos 47 anos após sofrer aneurisma em sua casa no Rio de Janeiro.  Seu corpo foi encontrado no dia 1º de novembro.

Dezembro

Nicette Bruno (à esquerda), Joseph Safra (ao centro) e Paolo Rossi (à esquerda) / (Foto: Arte/A Redação)
Nicette Bruno
Uma das últimas vítimas da covid-19 entre famosos em 2020, a morte de Nicette Bruno repercurtiu em todo o país. A atriz brasileira faleceu em 20 de dezembro, aos 87 anos. Ela estava internada no Rio de Janeiro. 
 
Joseph Safra
Considerado pela Forbes como o homem mais rico do Brasil, Joseph Safra morreu aos 82 anos em São Paulo no dia 10 de dezembro. Sua fortuna era avaliada em 23,3 bilhões de dólares.

Paolo Rossi
Carrasco da seleção brasileira na de 1982, Rossi morreu no dia 9 de dezembro, aos 64 anos, vitimado por câncer de pulmão. Na eliminação do Brasil, Paolo foi responsável por três gols da seleção italiana, que venceria a Copa no Mundo naquele ano.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351