A Redação
Goiânia - A entrega dos troféus do 2º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para a Imprensa será feita neste sábado (12/12). Além da premiação, haverá homenagens especiais a dois jornalistas e dois defensores/as históricos/as de direitos humanos de Goiás. Devido à pandemia da covid-19, a cerimônia será virtual com transmissão pelo canal oficial da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Youtube e terá uma abertura artística feita por Nina Soldera e Kleuber Garcêz, do MundHumano. Clique
aqui para obter o link de acesso ao evento.
O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Sindicato de Jornalistas de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC – UFG) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançaram o prêmio em 2019, com a finalidade de valorizar e dar visibilidade para a produção de jornalistas, repórteres, fotógrafos, artistas do traço e estudantes universitários de Goiás, ligada à temática dos direitos humanos.
Os trabalhos premiados foram publicados ao longo do ano de 2019. Foram feitas 25 inscrições nas categorias de rádio, tevê, impresso, web e arte. O troféu desta edição foi feito pelo pintor e escultor Leo Pincel, um dos mais instigantes artistas plásticos de Goiás, em atividade há mais de 40 anos e pioneiro em performance artística no estado.
A escultura feita em arame não faz referência apenas às cercas em volta dos latifúndios, motivo da luta incessante de Dom Tomás Balduino pelos direitos à terra e à liberdade de todas as pessoa, mas também remete às cercas que limitam o futuro se não houver igualdade de oportunidades.
O jornalista Washington Novaes, falecido em 24 de agosto deste ano, é um dos nomes homenageados na ocasião. O profissional foi um dos pioneiros do Jornalismo Ambiental no Brasil e era colunista do jornal A Redação.