Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TRATAMENTO HUMANIZADO

Barbeiros voluntários visitam e atendem pacientes internados no Hugo

Ato melhora autoestima de quem está na unidade | 21.08.20 - 08:31 Barbeiros voluntários visitam e atendem pacientes internados no Hugo (FOTO: DIVULGAÇÃO)
 
A Redação
 
Goiânia - Dois voluntários barbeiros foram até o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), na quinta-feira (20/8), para atender um pedido dos pacientes: eles achavam que o tempo de internação, as barbas e os cabelos grandes já estavam incomodando a autoestima.
 
“Foi durante uma visita aos leitos que essa história começou. Um paciente estava bem cabisbaixo, e me disse que o cabelão e a barba grande eram motivo para aquilo. Sei que não é função da saúde pública o corte de cabelos, e por isso, pedi aos superiores autorização, para convidar dois amigos que são barbeiros para virem ao hospital fazer a ação na ala toda, com todos os pacientes que tivesse interesse”, disse a enfermeira e coordenadora da Clínica Médica, Sandra Karen Mendonça de Almeida.
 
O pedido foi encampado pela Chefia de Enfermagem do Hugo, que determinou a disponibilização equipamentos de proteção individual para os barbeiros Celma e Lucas. E assim foi feito: os dois foram leito por leito, para quem tinha interesse no serviço, e fizeram cabelo e barba. A cada troca de pacientes, uma troca de paramentos, para se evitar a contaminação cruzada. Com cuidado, carinho e muita bondade, tudo foi feito, de modo que os pacientes não pouparam elogios.
 
Internado há quase três meses, Sérgio Luiz, de 46 anos, não tirava os olhos do pequeno espelho, durante o corte. Ele disse que nunca viu uma ação como essa em hospitais por onde passou. “Não é em qualquer hospital não, eu duvido que qualquer um faça o que eles fizeram hoje. A diretoria, a equipe médica, todos estão de parabéns. Aqui a gente é muito bem tratado”, elogia.
 
Depoimento que também enche os profissionais de orgulho, partiu de Dinomarkes Camargo da Silva, de 38 anos. Ele diz que a iniciativa é agradável, e valoriza os pacientes. “Tenho a agradecer muito por estar internado aqui e receber um tratamento tão bom. Eu fico até emocionado com o tratamento, porque percebemos que os profissionais são muito dedicados e procuram nos agradar de todas as formas”.
 
Psicóloga, coordenadora multiprofissional e responsável pela execução do What Matters to You (O que importa para você) no Hugo, Letícia Vieira aponta que a iniciativa é importante para a valorização do paciente como pessoa, que quando se está internado, o tratamento hospitalar não é só voltado para a doença em si; há também o tratamento emocional, e a autoestima é importante. “Todas as atividades que o hospital possa fazer para que o paciente se sinta bem, fará com que ele tenha melhora, se sinta melhor, e o tempo de recuperação é diminuído”.
 
“Nós temos por missão, aqui no Hugo, fazer até mais do que somos contratados, para que o paciente e a família dele se sintam bem. Se alguma burocracia nos impede, o lado humano fala mais alto, e é por isso que o hospital tem, a cada dia, se transformado em uma referência de atendimento humanizado. Somos pessoas que cuidam de pessoas”, completa Letícia.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351