Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Arquitetura e Urbanismo

CAU/GO repudia venda de áreas públicas no Setor Sul, em Goiânia

Conselho é contra 'adensamento excessivo' | 06.03.20 - 14:43 CAU/GO repudia venda de áreas públicas no Setor Sul, em Goiânia (Foto: CAU/GO)A Redação

Goiânia - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) manifestou repúdio à proposta de adensamento excessivo e venda de áreas públicas no Setor Sul, em Goiânia. A sugestão de venda das áreas passa por discussão na Câmara Municipal da cidade. Segundo a nota do CAU/GO, "o adensamento pode até ser eventualmente estudado, desde que sejam respeitados os limites da infraestrutura existente e a paisagem no seu contexto histórico, paisagístico e cultural." 

O Conselho destacou o papel das praças do Setor Sul desempenham em drenagem urbana. "O adensamento excessivo prejudicaria ainda mais os problemas relacionados às fortes chuvas de Goiânia, como enxurradas e alagamentos, que culminam na recarga insuficiente do lençol freático e com um futuro déficit no abastecimento de água para a população. Essas mesmas áreas verdes têm o papel de reduzir a temperatura local, amenizando o efeito da ilha de calor e garantindo conforto térmico às pessoas."

A autarquia também ressalta que as vias estreitas do bairro causariam entraves na mobilidade urbana. "Além disso, no entorno do bairro suas vias de acesso já estão hoje saturadas", apontou. 

O interesse pela venda das áreas públicas é defendido sob a justificativa de falta de uso e degradação. Segundo o CAU/GO, a população local discorda. A pauta é discutida dentro do Plano Diretor de Goiânia, pelos parlamentares da capital. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351