A Redação
Goiânia - Com o objetivo de estender o atendimento assistencial para além dos muros da instituição, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participou, pelo segundo ano consecutivo, da maior festa religiosa de Goiás, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Em seis dias de atendimento, o projeto 'Crer com os Romeiros' alcançou a marca de 1.872 procedimentos realizados.
Márcia de Andrade Leite foi uma das pessoas que receberam o atendimento em saúde do Crer. Participando da romaria de Trindade pela primeira vez, a paulista elogiou a iniciativa da instituição em se dispor a contribuir com a festa religiosa. “É muito gratificante ver um hospital público engajado com a fé popular e comprometido com o bem-estar da população”.
Instalado na Barraca dos Romeiros, estrutura montada pela Organização das Voluntárias de Goiás(OVG), o ponto de atendimento do Crer envolveu 27 profissionais do hospital e 25 voluntários, entre profissionais e estudantes do curso de fisioterapia da faculdade Universo. Os atendimentos ofertados à comunidade foram: aferição de pressão e glicemia, alongamentos, curativos, orientações em saúde e inclusão da pessoa com deficiência.
O coordenador do projeto e Supervisor de Reabilitação Multiprofissional do Crer, Eduardo Carneiro, avaliou como positivo o trabalho realizado pela equipe durante a romaria.
“Como instituição de saúde temos a responsabilidade de trabalhar na prevenção de doenças e na promoção da saúde. E o projeto Crer com os Romeiros nos proporciona colocar em prática esse trabalho. Conseguimos alcançar um número expressivo de pessoas, levando assistência humanizada em saúde e toda nossa expertise em inclusão da pessoa com deficiência. Ficamos muito felizes com o balanço do projeto e, para o ano que vem, faremos ainda mais”, comemorou.
O projeto Crer com os Romeiros é uma parceria do hospital com a Organização das Voluntárias de Goiás. Para a coordenadora da Barraca dos Romeiros, Celina Silva de Urzeda, o trabalho em conjunto agrega qualidade aos serviços ofertados aos fiéis. “O balanço positivo dos atendimentos à população nos faz ter ainda mais certeza de que essa é uma parceria que vai se estender por muitos e muitos anos”.