A Redação
Goiânia - No primeiro fim de semana de participação na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, o projeto "CRER com os Romeiros" já registrou 1.366 atendimentos. Instalada no Centro de Apoio aos Romeiros, a iniciativa do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - CRER, unidade da SES-GO, acontece pelo segundo ano consecutivo e leva atendimento em saúde às pessoas que caminham na Rodovia dos Romeiros.
Lúcia Helena da Silva, de 52 anos, fez uma pausa no ritmo para aferir a pressão e a glicemia. Devota do Divino Pai Eterno e participante assídua da festa, ela gosta de se certificar que está tudo bem para continuar a caminhada. "Para nós romeiros é muito bom poder contar com o atendimento e com o apoio dos profissionais do CRER durante o percurso. Me senti mais segura em continuar depois do atendimento que recebi", disse.
Os atendimentos oferecidos pelo CRER durante a Romaria incluem aferição de pressão e glicemia, alongamentos, curativos, orientações em saúde e inclusão da pessoa com deficiência. Durante os três primeiros dias, participaram do projeto 16 colaboradores do hospital e 19 voluntários, entre colaboradores e estudantes universitários.
O Diógenes Alves Miguel é um desses estudantes. Aluno do 8° período de fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, ele comemorou a oportunidade em poder participar dos atendimentos. "Com esse trabalho, o CRER está investindo em saúde preventiva, o que é muito gratificante para nós da área da saúde".
O projeto "CRER com os Romeiros" é uma parceria do hospital com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Celina Silva de Urzeda, coordenadora da Barraca dos Romeiros, enalteceu a parceria com a instituição. "Foi uma parceria muito feliz, e estamos melhorando cada vez mais. Já são dois anos de atendimento do CRER aos romeiros, e os resultados são cada vez mais positivos. Com certeza é uma parceria que vai durar por muitos e muitos outros anos".