Logo

Notas etnográficas sobre um domingo patriótico

WhatsAppFacebookLinkedInX
09.09.2025 - 08:30:00

Como diz Júlio Cortázar, ir à esquina comprar o jornal pode ser um gesto arriscadíssimo, desde que sejamos capazes de abandonar as lentes do cotidiano e olhar o mundo de forma renovada. Ontem, fui tomado por esse espírito ao sair para comprar pão.
 
De casa, já ouvia os chamados e frases de efeito do carro de som estacionado ao lado da praça. Saindo à rua, vi as famílias — pais e mães com crianças —, os idosos, gente com cara de rica, saída ali mesmo da vizinhança, e gente com cara de pobre, que pegara o ônibus pra estar ali — em comum, as camisas da seleção ou a bandeira como uma espécie de manto sagrado e ritual: do Brasil, de Israel e, neste domingo, muitas dos Estados Unidos.
 
Sacola com o pão sob o braço — o que ajudava para que algum conhecido passante não confundisse minhas motivações por ali —, decidi que as crianças poderiam esperar um pouco mais pelo café da manhã, enquanto eu, o Malinowski na tribo da extrema-direita, me lançava a uma pequena expedição etnográfica.
 
Não só pelas camisas amarelas e bandeiras, o clima era um pouco o mesmo da chegada ao estádio: a fumaça das barracas de espetinho, o cheiro de gordura no ar, os isopores oferecendo refrigerante e cerveja, as rodas animadas de conversa antes do início da partida. Em cada pequeno grupo, parecia sempre haver um líder, em geral, um jovem tatuado ou um senhor grisalho com ares de autoridade. Paro, é claro, para ouvir as conversas, e o tom é também o mesmo dos papos futebolísticos: o sujeito está sempre palestrando — tem explicações para os tropeços do time e certezas sobre o futuro do campeonato. Nesse caso, entretanto, em vez de Filipe Luís e Dorival, os nomes são Lula e Alexandre de Moraes.
 
Soltam-se foguetes, das caixas de som, sobem hinos diversos — o Brasil é pródigo em hinos —, há as camisetas de sempre à venda e uma, em especial, me chama a atenção: um cachorro cagando a estrela do PT.
 
É então que o vejo, estrategicamente parado na esquina, ao lado de um desses potentes triciclos artesanais, de evidente fabricação doméstica — talvez noites longas de garagem, talvez um orgulho de aposentado com ferramentas na mão —, cheio de detalhes em couro ao redor do reluzente tanque prateado e do motor impecavelmente polido. O sistema de som era uma obra à parte em tamanho e volume, despejando triunfalmente o Hino da Independência.
 
O dono e engenheiro daquela obra de uma vida tinha entre seus 50 e 60 anos. Era bastante calvo, mas sustentava orgulhoso um rabo de cavalo trançado que parecia conectá-lo a uma energia samurai. De baixo para cima, coturnos, calça camuflada de brim e uma camiseta cavada preta com estampa do Iron Maiden. Nos dedos, vários anéis — pedras de diferentes cores e a indefectível caveira. Protegendo o rosto e dando a ele um ar de X-Men, os óculos Juliet espelhados. À mão, a lata 500 ml de Itaipava.
 
A posição da moto sobre a calçada na esquina mais privilegiada do lugar, o figurino, o hino — tudo compunha, claro, uma performance. E nada de errado com performances. Todos “performamos” o tempo todo. Mas havia ali uma alegria e um orgulho genuínos, um sentido de pertencimento e de grande missão.
 
Não pude deixar de sentir certa ternura. Porque se, de fora, o espetáculo parecia exagerado e anacrônico — um teatro de bravatas, um eco de batalhas perdidas —, de perto, a sinceridade era obstinada. O rabo de cavalo questionava o tempo, o triciclo desafiava o ridículo, o hino preenchia o silêncio de uma manhã de domingo. E tudo isso para quê? Para não estar sozinho na sua casa de dois quartos no Jardim América; para ser parte de um rito além dos jogos do Palmeiras na TV; para acreditar que ainda há uma grande narrativa capaz de dar sentido à sua vida depois de 50 anos separando cartas nos Correios.
 
Quando ele nota que o observo, vejo um brilho em seu olhar e, se esboçando, a intenção para interagir com um confrade — comentar, quem sabe, os absurdos da semana no STF, celebrar os arreganhos autoritários de Donald Trump ou ainda o entreguismo pusilânime de Eduardo Bolsonaro.
 
Abaixo o olhar, ajeito o saco do pão sob o braço, giro nos calcanhares e tomo o rumo de casa.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Novaes

*Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Noite e Dia
07.10.2026
Galeria Léo Romano recebe exposição “Dinheiro Vivo”, de Vik Muniz; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A capital recebeu, nesta terça-feira (6/10), a abertura da exposição “Vik Muniz – Dinheiro Vivo”, na Galeria Léo Romano, no Setor Sul. A visitação é gratuita e segue até 31 de janeiro de 2027. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição reúne 13 trabalhos da série iniciada por Vik Muniz em […]

Noite e Dia
06.10.2026
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição de Vik Muniz; veja como foi a abertura

Carolina Pessoni Goiânia – A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, abriu, nesta segunda-feira (6/10), a exposição “Vik Muniz – REVER: imagem e reflexão”. Considerado um dos artistas brasileiros de maior reconhecimento internacional, Vik Muniz ocupa a Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina para apresentar, em Goiânia, um conjunto de 60 fotografias produzidas ao longo […]

Meia Palavra
06.10.2026
Primeira temporada de ‘Lanternas’ entrega uma competente trama de detetive com um tempero de super-herói

Terminou neste domingo, na HBO Max, a primeira temporada de Lanternas, uma ousada reimaginação mais madura para os Lanternas Verdes, basicamente os policiais cósmicos do universo DC, muito conhecidos pelos leitores, mas não tão conhecidos pelo grande público. Nesta nova DC cinematográfica capitaneada por James Gunn, havia a dificuldade de introduzir esses personagens sem sobrecarregar […]

Noite e Dia
05.10.2026
André Rocha é reconduzido à presidência da Fieg; veja como foi o evento

Carolina Pessoni Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou nesta segunda-feira (5/10) a eleição de sua Diretoria Executiva para o quadriênio 2027-2030. O pleito confirmou a recondução do empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à presidência da Federação. Com foco voltado ao aumento da competitividade da indústria […]

Joias do Centro
02.10.2026
Estádio Olímpico: há 85 anos palco de celebrações do esporte em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – Localizado na Avenida Paranaíba, bem no Centro de Goiânia, está o estádio de futebol mais antigo da capital. Fundado em 1941, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecido apenas como Estádio Olímpico, é parte da história da capital e cresceu junto com ela, fazendo parte de sua trajetória no esporte […]

Noite e Dia
30.09.2026
Basileu França abre exposição e apresenta espetáculo musical em Goiânia; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França abriu, na última segunda-feira (28/9), a exposição “Cidades: Entre Memórias, Sonhos e Futuro”, na Galeria de Arte da instituição, em Goiânia. No mesmo dia, o Teatro Escola recebeu o espetáculo “A Noite do Rei”. A programação reúne trabalhos de estudantes de […]

Meia Palavra
30.09.2026
‘Unabomber’ não fica à altura de um dos crimes reais mais curiosos dos EUA

Estreou na Netflix Unabomber, um novo filme que tenta recontar a história fascinante do assassino e terrorista doméstico Ted Kaczynski, o titular Unabomber, que apavorou os Estados Unidos com atentados a bomba por várias décadas antes de finalmente ser capturado em meados dos anos 1990. Infelizmente, apesar de seus méritos, o filme não consegue ficar […]

lABORATÓRIO pÚBLICO - cIÊNCIA, pOLÍTICA E MEIO AMBIENTE
29.09.2026
Sem apocalipse ou redenção II

No último artigo por aqui, comentei das visões diametralmente opostas a respeito da inteligência artificial. De um lado, os otimistas tecnológicos acreditam que ela resolverá todos os nossos problemas; de outro, os tecnofóbicos já decretam para breve o fim da humanidade à medida que a IA rapidamente evoluir e sair de nosso controle. Argumentei que […]