A Redação
Goiânia - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) lança a 4ª Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), na próxima terça-feira (1º), na sede da ApexBrasil, em Brasília. O eventotem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a participação de diversas autoridades e representantes de embaixadas.
Em 2025, a Ficomex, que é uma realização da ACIEG em parceria com a Faciest, será de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. A feira, considerada a maior em internacionalização de negócios do Brasil, já tem a confirmação da presença de estados como Tocantins, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
É nesse contexto de negócios internacionais que se encontra a ApexBrasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Assim como no último ano, a Agência voltará a participar da Ficomex em 2025 levando novamente o programa Rota Exportadora, com indicação das soluções mais adequadas para cada empresa. A grande novidade é que a ApexBrasil realizará, pela primeira vez no âmbito da Feira, uma edição do programa Exporta Mais Brasil, com rodadas de negócios entre empresas internacionais e brasileiras.
A representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, Cíntia Faleiro, reforça que a parceria traduz o objetivo de promover as exportações de produtos e serviços e apoiar a competitividade global do Brasil. “Ao unir forças, é possível ampliar o alcance das ações e oferecer suporte estratégico, inteligência de mercado e capacitação para empresários interessados em exportar, além de reduzir barreiras e incentivar um ambiente mais favorável aos negócios internacionais”, pontua.
A ApexBrasil vai trazer 12 compradores de países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África para participar das rodadas de negócios do programa Exporta Mais Brasil na Ficomex 2025. A edição do programa prevê vagas para 48 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas industrializados que já são ou desejam ser exportadoras. “Fazer a conexão entre vendedores e compradores, já sabendo que serão realizados negócios dentro da Feira, mostra como a região Centro-Norte é atuante nesse sentido”, destaca o presidente da ACIEG, Rubens Fileti.
Na edição de 2024, a Ficomex alcançou mais de meio bilhão de reais em negócios prospectados e teve mais de 15 mil visitantes ao longo dos dois dias de atividades. Além disso, mais de 50 países, mais de 50 câmaras de comércio exterior, cerca de 170 expositores e cerca de 50 palestrantes participaram da Feira.