A Redação
Goiânia – O carnaval é uma das festividades mais significativas do Brasil, tanto culturalmente quanto economicamente. Por isso, quem deseja empreender nesse período deve estar atento a algumas práticas para aproveitar as oportunidades de negócios que surgem nos mais diversos segmentos, além de oportunidades para profissionais de diferentes áreas.
Um exemplo disso é o faturamento no setor de turismo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou que o carnaval de 2024 movimentaria R$ 9 bilhões no setor, um aumento de 10% em relação a 2023. Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estimou que 81% dos estabelecimentos abririam durante o carnaval de 2024, sendo que 75% esperam um faturamento superior ao do ano anterior.
Além disso, o carnaval também gera oportunidades de renda para outras áreas da economia criativa, como moda, audiovisual, música, artesanato e artes cênicas, cujas demandas aumentam com a chegada do período festivo. O evento também impulsiona as vendas online, colocando em alta produtos como fantasias e adereços.
Em Goiás, a realidade não é diferente. Segundo a Goiás Turismo, o gasto médio por turista ou excursionista em Três Ranchos no ano passado foi de R$ 289,06. Em Goianésia, o período gerou um lucro estimado de R$ 20 milhões para o comércio local, abrangendo setores como vestuário, alimentação, bebidas e combustíveis, de acordo com dados da prefeitura.
Caldas Novas, uma das principais cidades turísticas do Estado, também atrai milhares de turistas todos os anos. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, em 2024, a cidade reuniu 20 mil foliões em apenas uma noite. Para além disso, a CNC projetou que o carnaval de 2024 movimentaria até R$ 1,2 bilhão em Goiás, com um crescimento de 3,4% nas atividades turísticas em fevereiro, comparado à média de outros meses.
Em 2025, o carnaval ocorrerá nos dias 3 e 4 de março, e muitos profissionais já estão se preparando para o período. Um exemplo é a maquiadora Ana Arruda, instrutora dos cursos de Maquiagem do Senac Goiás, que também realiza atendimentos personalizados de forma autônoma. Ela, residente em Goiânia, cidade com forte cultura de bloquinhos de rua no pré-carnaval, vê as oportunidades chegando ainda antes do feriado, quando, segundo ela, as mulheres gostam de estar “impecáveis”.
De acordo com a profissional, o carnaval é o 3º no ranking de datas com mais oportunidades de trabalho do ano, perdendo apenas para as formaturas (em janeiro e agosto) e festas de final de ano.
Rafael França, instrutor dos cursos de Gestão do Senac Caldas Novas, afirma que uma prática essencial para aproveitar as oportunidades de negócios desse período festivo é o planejamento. Segundo ele, planejar consiste em analisar as demandas, garantir estoques bem dimensionados e cuidar da logística, especialmente para aqueles que trabalham com entrega, transporte ou atendimento em domicílio.
A divulgação também deve ser planejada. “Principalmente utilizando as redes sociais para atrair o público certo. Não subestime o poder das redes para divulgar o seu trabalho de maneira criativa e atrativa”, alerta o profissional. Formar parcerias com outros empreendedores locais é outra prática sugerida por França, pois isso oferece praticidade ao público.
Para aprofundar o conhecimento em Gestão e aprender a colocar em prática ações que alavancarão seu negócio, profissionalize-se com o Senac Goiás. No site go.senac.br você confere todos os cursos disponíveis. Também é possível se informar pelo telefone/WhatsApp (62) 3219.5180.
Leia mais
Goiânia entra no clima do carnaval com blocos para todos os gostos