A Redação
Goiânia - A economista Ana Carla Abrão Costa foi eleita diretora-presidente da recém-criada Associação Open Finance, que representa a estrutura definitiva de governança do Open Finance no Brasil. A escolha ocorreu durante votação do Conselho de Administração da entidade, realizada na quinta-feira (9/1).
Com uma carreira consolidada no setor financeiro, Ana Carla é doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e acumula experiência ao longo da carreira em posições estratégicas, como economista do Banco Central do Brasil, secretária da Fazenda do Estado de Goiás e vice-presidente de novos negócios na B3. Também atuou no Itaú Unibanco como chefe de Modelagem e Pesquisa de Risco de Crédito e de Gestão de Risco e Alocação de Capital.
A Associação Open Finance reúne as entidades mais representativas das instituições que compartilham dados e serviços no escopo do Sistema Financeiro Aberto. A estrutura de governança contempla três níveis: Conselho Deliberativo, Secretariado e Grupo Técnico, com 11 assentos ocupados por associações de grandes bancos e Instituições de Pagamento (IPs) independentes.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a trajetória de Ana Carla nas discussões sobre o setor financeiro ao longo dos últimos 20 anos a qualifica para liderar o Open Finance em um momento estratégico. "O Open Finance promove maior transparência, inclusão, personalização dos serviços, amplia a concorrência e fomenta a inovação, tornando o setor mais ágil e alinhado às demandas do mundo moderno", destacou a entidade.