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Varejo

Dia das Crianças deve levar 71% dos goianienses às compras, aponta CDL

Valor médio é de R$ 135 por produto | 07.10.24 - 12:06 Dia das Crianças deve levar 71% dos goianienses às compras, aponta CDL Brinquedos são os principais itens procurados (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A Redação
 
GoiâniaUm levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia revela que 71% dos consumidores da capital planejam realizar compras para o Dia das Crianças. Considerando a capital e a Região Metropolitana, cerca de um milhão e meio de pessoas devem visitar o comércio em busca de presentes para os pequenos.
 
Entre os presentes, 43% dos entrevistados escolherão itens para os filhos, enquanto 31% optam por comprar para os sobrinhos. Por outro lado, 69% dos que não pretendem fazer compras afirmam não ter a quem presentear, e 31% relatam dificuldades financeiras.
 
Formas de pagamento
O pagamento à vista é a preferência mais mencionada pelos consumidores. Dentro deste grupo, 25% optam por dinheiro, Pix ou débito, enquanto 59% preferem o cartão de crédito à vista. Nas compras parceladas, o cartão de crédito é a principal forma de pagamento, com 92%, seguido pelo crediário, com 8%.
 
A expectativa de ticket médio para o Dia das Crianças de 2024 ultrapassa R$ 135 por produto, com cada consumidor comprando, em média, dois itens. Com base nesse valor, a projeção de movimentação econômica para a data é de mais de R$ 200 milhões, considerando a população de Goiânia e Região Metropolitana.
 
Itens preferidos do consumidor
Os brinquedos são a preferência dos consumidores, citados por 63% dos entrevistados, seguidos por roupas e calçados, que somam 26% das intenções de compra. A maioria (57%) deve realizar suas compras presencialmente. Dentre esses, 48% preferem lojas de rua, 38% irão aos shoppings e 10% ainda não decidiram onde comprar. A sondagem também revela que 89% dos consumidores realizarão algum tipo de pesquisa de preço antes de concluir suas aquisições.
 
O preço se destaca como o principal fator que influencia a escolha do local de compra, mencionado por 71% dos entrevistados. A variedade de produtos é o segundo critério mais relevante, citado por 14%. Além disso, 59% das pessoas pretendem realizar suas compras entre os dias 3 e 9 de outubro.
 
Considerada uma das principais datas de vendas para o varejo brasileiro, o Dia das Crianças tende a ser um indicativo da expectativa de consumo para a Black Friday e o Natal. Segundo Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, “embora seja uma comemoração bem segmentada, o humor do consumidor pode ajudar o comércio a entender como será o fim de ano. Nossa expectativa é que seja melhor que 2023”, finaliza.

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