Pedro Jacobson
Goiânia - O Parque Cultural Florata, localizado no município de Santo Antônio de Goiás e administrado pela Organização Social (OS) Elysium Sociedade Cultural, dará início à construção de uma usina fotovoltaica no local. O projeto, no valor de R$ 600 mil, é financiado pelo Sicoob Engecred. A expectativa é que os trabalhos de construção, que devem começar neste mês de novembro, durem 90 dias.
"A usina reforça o compromisso do Parque com a sustentabilidade e preservação ambiental”, diz Anabella Borghi, representante da Elysium. Ainda de acordo com Anabella, a usina fotovoltaica do Parque Cultural Florata será a maior do município, que fica a 30 quilômetros de Goiânia. "Sua área ocupará aproximadamente 2 mil metros quadrados. Inicialmente, os painéis solares vão atender estruturas presentes no Parque Florata, mas a Elysium não descarta a possibilidade de aumento da produção e distribuição de energia solar", completa.
Financiamento
Também segundo a Anabella, o projeto de instalação da usina fotovoltaica só é possível graças ao apoio e financiamento do Sicoob Engecred. "A proposta foi financiada integralmente pela cooperativa com uma carência de pagamento de sete meses", explica. "Considerando que o fornecimento energético estará ativo após o terceiro mês, o Parque deixará de ter gastos com energia elétrica. Sendo assim, o valor poderá ser destinado ao pagamento do financiamento", arremata.