Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mercado

Carros de luxo movimentam até R$ 10 mi/mês em Goiás

Modelo mais caro da Audi custa R$ 775 mil | 09.08.11 - 01:46 Carros de luxo movimentam até R$ 10 mi/mês em Goiás Vendedora da BMW, Raquel Daher (Fotos: Adalberto Ruchelle)

Lis Lemos

Um mercado que movimenta de R$ 8 a R$ 10 milhões por mês só em Goiás. Essa é a realidade das operações que envolvem os carros de luxo; aqueles que custam acima de R$ 100 mil. Nos últimos 90 dias, a capital recebeu duas novas lojas que comercializam esse tipo de veículo.
 
Segundo o gerente do grupo Welt Motors, concessionária das marcas BMW e Audi, Thiago Santos, os investimentos se devem ao promissor mercado goiano. Em quase dois meses de funcionamento foram vendidos cerca de seis carros de ambas as marcas.
 
Goiânia é a quinta cidade que mais consome carros de luxo no país, ganhando inclusive de Brasília. Daí o interesse do grupo em se instalar na cidade. A vendedora da loja BMW, Raquel Daher, percebe que havia uma vontade dos goianos em adquirir esse tipo de veículo, porém o fato da loja e, principalmente, da assistência técnica ser em Brasília, desanimava o possível público.
 
A visão também é compartilhada por Thiago Santos. Ele avalia que os consumidores goianos gostam de um “atendimento mais pessoal, de uma maior interação com o vendedor”.
 
Interior
As vendas não ficam restritas só à capital. Daher conta que atende clientes de Catalão, Jataí, Morrinhos, e outras cidades reconhecidas pelo alto poder aquisitivo de seus moradores.
 
Segundo dados do Detran, existem em Goiás cerca de 40 mil carros importados, metade deles só em Goiânia. Quem quer e tem dinheiro para adquirir um veículo BMW ou Audi pode ter que esperar uma fila de até 90 dias para tomar posse do automóvel.
 
O carro mais barato da Audi, o modelo A1, lançado em 2010, custa a partir de R$ 89.900. O preço varia conforme os itens adicionais escolhidos pelo cliente. O modelo foi pensado para
concorrer com os tipos Mini da BMW.
 
Em Goiânia, o Mini Cooper tem um espaço próprio na loja da marca inglesa. O Mini Cooper One tem um preço a partir de R$ 70 mil. Já o Mini John, o mais caro da categoria, custa no
mínimo R$ 147 mil e o único exemplar disponívelna loja já foi vendido.
 
O modelo mais caro da Audi não é encontrado em Goiânia ainda, e até o fechamento dessa reportagem, ainda não havia nenhum pedido para o R8 Spyder, que tem um preço a partir de R$ 775 mil. Atualmente, a loja Audi tem apenas seis carros no salão e nenhum no estoque. A média de vendas é de oito carros por mês.
 
Segundo a vendedora Ester Pimentel, os carros produzidos pela Audi não podem ser considerados básicos, nem mesmo o modelo mais barato. Ela afirma que todos os automóveis são completos, ou seja, possuem computador de bordo, bluetooth, tecnologia de LED nos faróis, câmbio S Tronic, que permite maior velocidade na troca das marchas, além da possibilidade de operar pelo volante, entre outros.
 
Seguros
O mercado de carros luxuosos envolve não só a compra, como também a segurança desses veículos. O corretor de seguros Alan Kardec Oliveira afirma que a taxa do seguro varia de 3.5% a 6% do valor do carro, que pode ser parcelado em até 10 vezes. As empresas de seguro movimentam R$ 900 mil por mês, somente em Goiânia.
 
O preço do seguro também varia de acordo com a idade do dono do veículo e do local onde mora. No caso desses compradores, Kardec aponta que a maioria mora em condomínios fechados da capital.
 
Para compensar o alto valor, as empresas que oferecem seguros para carros de luxo presenteiam os clientes com alguns mimos. Atendimento 24 horas em qualquer lugar, mil quilômetros de guincho, carro reserva e uma cesta de alimentos para o segurado é alguns dos serviços oferecidos.
 
A empresa GoiasCor, que representa a BMW, presta o serviço para uma média de 300 veículos. A manutenção desses veículos também fica a cargo das seguradoras. Caso ocorra qualquer acidente, por exemplo, a perda de um retrovisor, o cliente paga uma franquia que varia de R$ 130 a R$ 250.
 
Perfil
Raquel Daher comenta que, ao contrário do Audi, os carros da BMW têm um apelo mais estético. Segundo ela, o cliente BMW está mais preocupado com o status que um carro da marca oferece, do que propriamente com os itens internos. O público do BMW é variado, segundo a vendedora, sendo definido mais pelo seu poder aquisitivo do que por gênero ou idade.
 
Daher conta que todas as vendas feitas por ela foram à vista. Ou seja, o financiamento que assombra milhões de brasileiros que sonham em ter um carro popular, não faz parte da realidade dessas pessoas. “Esse público é muito informado, quer um atendimento exclusivo e conhece o carro mais que os próprios vendedores”, garante.
 
O Mini Cooper também não possui um público específico. De acordo com a vendedora, o carro é para pessoas que têm “um gosto diferenciado”, que querem um carro caro, com um design diferente. A idade e o gênero dos compradores também não podem ser generalizados.
 
No caso do Audi, embora também não seja possível determinar o público por gênero, a idade dos compradores está acima dos 30 anos. Ester Pimentel avalia que o consumidor da Audi já conhece a marca e procura não só um carro bonito, mas que tenha itens exclusivos.
 
Porém, quem finaliza a compra desse tipo de veículo são, em geral, homens e mulheres, empresários, médicos, e que já conhecem o produto que estão comprando. No entanto, tanto Daher, quanto Pimentel apontam que os filhos dessas pessoas costumam ser agraciadas com esse tipo de presente.
 
Kardec conta que fez o seguro de uma BMW no valor de R$ 390 mil para um advogado e que os dois filhos, na faixa etária de 25 anos, também ganharam cada um, uma BMW. Uma média de R$ 100 mil reais por filho.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351