Jairo Macedo
A Metrobus, empresa que administra o sistema de transporte coletivo em Goiânia (GO), encomendou uma Pesquisa Serpes a respeito da opinião do usuário do Eixo Anhanguera sobre o serviço prestado. Neste mês de março, foram ouvidas 1.003 pessoas, com idade entre 25 e 50 anos, em cinco terminais e estações – Padre Pelágio, Praça da Bíblia, Jardim Novo Mundo, Bandeirantes Leste e Bandeirantes Oeste. O resultado final surpreendeu pela reação positiva do goianiense.
A pesquisa apontou, em nove critérios, médias sempre acima da nota seis. Entre os pontos que mais agradam ao usuário, estão o modo de condução dos motoristas (8,42) e confiabilidade de chegar ao destino sem problemas no veículo (8,25). Os piores aspectos apontados são a segurança (média 6,16) e funcionamento do embarque (média 7,3). O preço para embarcar no Eixo, claro, ainda incomoda. Neste quesito, as pessoas ouvidas deram notas 7,17, em média. A margem de erro é de 3,09 pontos percentuais para mais ou para menos.
VLT em agosto
Na manhã desta quarta-feira (28/3), o presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, sublinhou em entrevista coletiva o efeito positivo causado pelos 90 novos ônibus implantados no ano passado.
Mais que isso, Maranhão estabeleceu novas metas no sistema. Ele reconheceu que a limitação atual e a necessidade de investimentos mais arrojados. "Estamos chegando no limite, realmente, de transporte de pessoas por ônibus", admite.
Dessa forma, ele afirma que o governo trabalha em um projeto básico para a criação do esperado Veículo Leve sobre Trilos (VLT) na cidade, por meio de uma Parceria Público-Privada. O projeto ficaria pronto ainda neste mês de março. "A idéia é fazer as audiências públicas já em abril para, em seguida, obter as licitações em maio", projeta o presidente da Metrobus. Neste cronograma, as obras começariam ainda em agosto de 2012.
Confira a avaliação dos goianos sobre o Eixão
Segurança – média 6,16
Funcionamento do embarque – média 7,3
Conforto – média 7,37
Preço do SITPASS – média 7,17
Funcionamento – média 7,74
Comportamento dos motoristas – média 8,07
Pontualidade – média 8,21
Confiabilidade da viagem – média 8,25
Modo de dirigir – média 8,42