Logo
Marcelo Solá na sede do A Redação (Foto: Matheus Vieira/A Redação)

Marcelo Solá se define como artista em constante transformação: “Acho que não estou pronto”

Goiano fala sobre técnica, mercado e o planos para o futuro

WhatsAppFacebookLinkedInX
03.09.2026 - 10:59:43

José Abrão

Goiânia – No ateliê do artista goiano Marcelo Solá, dificilmente uma coisa acontece de cada vez. No momento, ele trabalha em uma nova série, ainda sem previsão de conclusão, um livro que levou quatro anos para ser finalizado e outros tantos projetos em edição pela sua própria editora, além de levar obras inéditas para a ArtRio, que começa no dia 16 de setembro, uma das maiores feiras de arte da América Latina.

“Eu estou meio dividido, com mais galera trabalhando comigo”, resumiu Solá em entrevista na sede do jornal A Redação, em Goiânia. O artista plástico soma mais de três décadas de carreira e é reconhecido no mundo todo, mas, para ele mesmo, ainda não chegou ao auge do seu aprimoramento e amadurecimento técnico. “Acho que eu não estou pronto”, brinca. “A gente vai ter alguma coisa pronta daqui a uns 30 anos, talvez”, completou.

A nova série em desenvolvimento dá continuidade a uma pesquisa de anos e que é um desdobramento direto da individual “Ainda Assim Por Isso Mesmo”, que esteve em cartaz no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, entre abril e maio deste ano. Solá afirma que não domina tão bem as técnicas de serigrafia e outros formatos antigos de gravura, o que abriu espaço para uma rica e duradoura colaboração com outros artistas que trouxeram “mais dinamismo e outros pontos de vista” ao trabalho.

Nesta individual, chamou a atenção a presença de vários pontos em tramas geralmente de linhas azuis ou de cores vibrantes em fundo preto. Solá conta que o padrão nasceu quase sem querer: durante o processo de desenhar, ele tinha o hábito de marcar, com círculos coloridos, os pontos onde as linhas se cruzavam, uma forma de contar quantas curvas e quantos cruzamentos existiam em cada composição. Um dia, ao observar o conjunto à distância, percebeu que aquelas marcações formavam, sozinhas, uma imagem nova. “Eu tinha um mapa gigante do que eu havia desenhado, dos cruzamentos, das opções. Fui percebendo que aquilo criava um outro desenho”, disse.

A partir da descoberta, o artista passou a “extrapolar” o achado até virar uma série inteira. Precisou de um material que não encontrava em Goiânia: bastões de tinta acrílica de secagem rápida, e o processo virou, nas palavras dele, “uma máquina de produção”. Sobre o fundo preto, o artista afirma ter se interessado pela “vibração” de certas cores contrastantes, criando um efeito tridimensional. “Me parece que a gente fica sempre indo e voltando. Revendo o que foi feito. Para se ter uma ideia do que pode ser feito no futuro”, refletiu.

Ateliê de Marcelo Solá (Foto: arquivo pessoal)

Grande formato

Outro interesse recente na produção do artista tem sido por obras grandes. “Maiores do que eu”, definiu. Ele tem 1,70 m e tem se dedicado a peças que chegam a 2,50 m. “Essa questão da monumentalidade da obra, como se ela engolisse o espectador, eu acho muito bacana”, afirmou. Algo que se soma ao seu traço rápido, definido por ele mesmo como “nervoso”. “Eu tenho uma necessidade grande, na hora de desenhar, de ser rápido, para registrar o maior número de ideias possível”, explicou.

Mesmo com o ritmo de produção acelerado no ateliê, que, segundo o artista, tem sempre duas ou três exposições prontas de reserva, Solá prefere abrir no máximo uma individual por ano, para garantir um intervalo de “amadurecimento” entre um projeto e outro. Por essas e por outras, a montagem de “Ainda Assim Por Isso Mesmo” levou dois anos, embora tenha ficado em curta temporada em Goiânia. Por isso, o artista não descarta a possibilidade de abri-la novamente em outro espaço: “muita gente se interessou. Algumas obras foram vendidas. Mas eu tenho grande parte dela. Ela está guardada ainda. Quem sabe no futuro próximo”.

Um livro que nunca termina

No ateliê, Solá também tenta fechar um livro em que trabalha há quatro anos. “Para mim, nunca encerra”, disse ele sobre o processo. “Todo dia surge uma coisa nova.” O projeto, que deveria ter 40 páginas, cresceu para 60 e depois para 70, número que o artista decidiu travar, mesmo sabendo que a vontade de mexer continuaria. “Tem que ser cruel em determinado momento e fechar”, resumiu. A obra final mistura textos e ilustrações feitas usando diversas técnicas de impressão antigas, atualizadas com o que Solá chama de “um olhar contemporâneo”.

Os textos, por exemplo, foram construídos com tipografia usando tipos móveis. Para os desenhos, entraram xilogravuras, serigrafias e um processo chamado clichê, no qual o desenho é reproduzido a partir de uma matriz de chumbo. Parte do trabalho tem sido feita em Goiânia com artistas jovens e também com alguns grandes mestres gravadores, tipógrafos e de outras técnicas.

Quanto aos nomes, Solá ainda prefere manter em segredo. O livro, produzido artesanalmente, também terá um número bastante limitado de cópias, assinadas e numeradas, valorizando o trabalho artístico realizado, pensadas como objetos de colecionador. “Quando acabar, provavelmente não vai ter uma outra edição”, afirma.

Além disso, pela sua editora, a Hidrolands Grafisch Atelier, Solá edita atualmente livros de outros três artistas.

Repetir até ficar diferente

A primeira exposição de Solá aconteceu no início dos anos 1990: “não fiz outra coisa desde então”, resumiu. O artista faz questão de reforçar que se define como desenhista, não pintor: “e eu falo em desenhos porque eu sou desenhista. Não faço muitas outras atividades, então eu sou desenhista. Não sou um bom pintor, sou um cara do desenho mesmo, do papel e dos desdobramentos que o desenho pode trazer”.

Sobre a cena de artes plásticas em Goiânia, Solá nota uma transformação em relação a 20 anos atrás: mais artistas jovens surgindo, mais canais de visibilidade para mostrar trabalho e um número crescente de colecionadores na cidade: “Goiânia é um celeiro de arte”. Para ele, hoje “tem arte para todos os bolsos”: de gravuras e múltiplos mais acessíveis a obras de valor elevado. Ele percebe mais obras circulando e mais gente trabalhando com venda de arte do que antes.

Ao longo da carreira, Solá reconhece que certos temas se tornam obsessivos por um tempo e depois desaparecem, como os cachorros e os aviões que marcaram muitas das suas obras no começo dos anos 2000 e que já não aparecem mais. Agora, a experiência de desenhar as próprias matrizes de serigrafia ocupa esse lugar. O artista cita o poeta Manoel de Barros: “repete, repete, até que fique diferente” como uma espécie de método de trabalho. “Eu adoro isso. Nesse momento, eu estou adorando”, finaliza.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por José Abrão

*José Abrão é jornalista, mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e doutorando em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Cultura
17.10.2026
Capital da Boa Mesa vai premiar quem mostra a força da gastronomia goianiense

A Redação Goiânia – O Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) promove o 1º Prêmio de Comunicação Goiânia, Capital da Boa Mesa, que distribuirá R$ 75 mil em premiações, sendo R$ 15 mil por categoria. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 20 de novembro, conforme as regras do regulamento. Com o tema […]

Literatura
17.10.2026
Livros ajudam a compreender a diversidade histórica e cultural, afirma Narcisa Cordeiro

Jales Naves Especial para o jornal A Redação Goiânia – “Meus livros são parte de um esforço permanente para compreender Goiás em sua diversidade histórica, cultural, territorial e humana”, afirmou a arquiteta e pesquisadora Narcisa Abreu Cordeiro ao falar sobre “Histórias Escritas e a importância da Leitura” no projeto idealizado por Rômulo Vaz, ‘Café com […]

História
17.10.2026
Mineira, Alvina Naves, tecelã e cozinheira, fixou-se em Porangatu

Jales Naves Especial para o jornal A Redação   Goiânia – Tecelã que transformou fios em tecidos no entrelaçamento de tramas e urdiduras em teares manuais, Alvina Rosa Naves, mineira de Nova Ponte, também se revelou na cozinha, sendo elogiada por seus trabalhos, em especial nas festas religiosas da época, quando produzia os doces e […]

Dança
17.10.2026
Basileu França é destaque em competição internacional de balé

A Redação Goiânia – A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França terá a maior delegação da última seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), uma das principais competições internacionais de balé para jovens bailarinos. Ao todo, 56 alunos da instituição participam da etapa, realizada de 20 a 24 de outubro, em […]

Lazer
17.10.2026
Goiânia recebe corrida que une esporte e música sertaneja

Ludymila Siqueira Goiânia – A Capital goiana vai receber, no dia 6 de dezembro, uma corrida que une esporte e música sertaneja em um percurso de 6 quilômetros em cinco ondas de largada. O Complexo Serra Dourada vai ser o ponto de concentração, que ao final, irá receber o show da dupla Matheus e Kauan. […]

GOIÂNIA
16.10.2026
Instituto Rizzo prepara 18ª edição da Cantata de Natal com atrações gratuitas

A Redação Goiânia – Os preparativos para as celebrações de Natal do Instituto Rizzo, em Goiânia, que neste ano chega à 18ª edição, estão a todo vapor. No dia 27 de novembro, das 16h às 22h, uma série de atrações vai emocionar o público. A entrada é gratuita. A expectativa é receber mais de 2 […]

Cultura
16.10.2026
Basileu França apresenta segunda temporada do balé “Dom Quixote” em Goiânia

A Redação Goiânia – A Cia Jovem Basileu França apresenta o balé “Dom Quixote”, inspirado na clássica obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, neste final de semana (17/18), às 20h, no sábado, e às 16h, no domingo, em Goiânia. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla, por R$ 35, mais R$ 3,99 de taxa […]

Teatro
16.10.2026
Aparecida de Goiânia recebe o espetáculo “1888” em três espaços culturais

A Redação Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia recebe o espetáculo “1888”, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em três espaços culturais. As apresentações são gratuitas e integram a Temporada 1888 – Dramaturgia Afro-Latinoamericana. O projeto propõe uma reflexão sobre as memórias afro-brasileiras e latino-americanas, abordando temas como a escravidão, as violências […]